Trabalhadores em regime CLT com saldo em contas do FGTS podem antecipar retirada de valores em agosto de diversas maneiras; Saiba como fazer
Além de socorrer quem trabalha com carteira assinada e fica desempregado, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também pode ser sacado em casos especiais, como aposentadoria, doença grave, compra de imóveis ou em caso de calamidade pública por desastre natural.
Outra possibilidade é efetuar o saque-aniversário no mês em que nasceu. Essa modalidade dá direito a retirar parte do saldo existente no fundo, seja de conta ativa (emprego atual) ou inativa (empregos anteriores).
Poucos desconhecem, mas o fundo também pode ser antecipado, isso pode ocorrer no momento em que o trabalhador faz a contratação de um empréstimo dando como garantia o saldo existente nas contas do FGTS.
Essa pode ser uma boa opção para quem está endividado e quer quitar as dívidas, já que as linhas de crédito costumam ceder o dinheiro contendo taxas de juros superiores às aplicadas para quem não tem restrições.
LEIA TAMBÉM
+ Dinheiro esquecido: R$ 7 bilhões disponíveis; Veja como acessar valores de falecidos
Essa opção está disponível apenas para quem aderiu ao saque-aniversário do fundo, uma das modalidades de saque do FGTS. Quem tem essa opção pode realizar o resgate dos valores todos os anos, no mês de aniversário.
Os valores são adiantados e, logo após, creditados na conta do trabalhador. As parcelas vão depender da instituição financeira que irá ofertar o crédito.
O trabalhador pode aderir à modalidade pelo aplicativo FGTS, disponível para os sistemas Android e iOS. Veja passo a passo:
Os trabalhadores que desejam realizar essa antecipação utilizando o FGTS também podem realizar o procedimento na Caixa Econômica Federal. Neste caso, será possível adiantar até cinco parcelas, o equivalente a cinco anos de benefício. As taxas de juros ficam em 1,49% ao mês.
Essa contratação pode ser realizada pela ferramenta Caixa Tem — para correntistas —, ao clicar na opção “Empréstimo Saque Aniversário”. O serviço também está disponível no internet banking, aplicativo da Caixa e do FGTS, no caso do fundo, para quem não é correntista.
O saldo do FGTS pode ser consultado pelo CPF em poucos minutos, seja no site da Caixa ou diretamente pelo aplicativo do FGTS, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS.
O primeiro uso do aplicativo demandará o preenchimento de alguns dados, mas depois você vai acessar o saldo com alguns toques na tela do aparelho. Confira abaixo o passo a passo completo:
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.