MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

FGTS pode ser utilizado para pagar dívidas? Entenda os critérios do resgate

Trabalhadores com carteira assinada podem utilizar saque do FGTS para quitar dívidas; veja opções, como utilizar e consultar valores do fundo

Um homem segura um celular aberto com o site do FGTS
Um homem segura um celular aberto com o site do FGTS - Agência Brasil - FGTS para quitar dívidas
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 29/03/2023, às 15h39

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Atualmente, além de socorrer quem tem carteira assinada e fica desempregado, o saque do FGTS também é permitido em casos especiais, como aposentadoria, doença grave, compra de imóveis ou em caso de calamidade pública por desastre natural. 

Outra possibilidade é efetuar o saque-aniversário no mês em que nasceu. Essa modalidade dá direito a retirar parte do saldo existente no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, seja de conta ativa (emprego atual) ou inativa (empregos anteriores).

O saque do FGTS também pode ser utilizado para quitar dívidas. Retirar o saldo antes pode deixar o trabalhador sem reserva financeira caso seja demitido futuramente. Por outro lado, a medida permite a quitação de débitos, evitando o aumento da dívida com juros crescentes diante da alta da inflação.

Os brasileiros tem se endividado cada vez mais, é o que revela o estudo da Serasa Experian divulgado no final de fevereiro, revela que o número de brasileiros endividados aumentou de 59,3 milhões de pessoas em janeiro de 2018 para 70,1 milhões de pessoas em janeiro de 2023 – um aumento recorde. 

+ Como efetuo o saque emergencial do FGTS? Saiba como fazer online

Saque-extraordinário do FGTS liberado em 2023?

O saque-extraordinário do FGTS foi criada na pandemia e realizou o último pagamento em calendário em 15 de junho para os nascidos em dezembro.  O valor disponibilizado foi de até R$ 1 mil. 

Até o momento, não há nenhum indicativo do governo no sentido de uma nova liberação dessa modalidade para os trabalhadores. Mas ele foi uma alternativa utilizada pelos brasileiros para limpar o nome no Serasa e quitar dívidas com cartão de crédito. 

FGTS para quitar dívidas?

Antes de dar o primeiro passo e procurar uma opção de saque do FGTS, o trabalhador deve ficar atento e organizar o seu orçamento. Fazendo isso, ele irá conseguir se programar e dará prioridade às dívidas mais urgentes. 

Uma boa opção para realizar o pagamento dos débitos à vista é o empréstimo consignado para quitação de dívidas utilizando o saldo do FGTS como garantia. A Caixa e outros bancos oferecem essa modalidade de crédito.  

Como consultar o saldo do FGTS pelo CPF?

O saldo do FGTS pode ser consultado pelo CPF em poucos minutos, seja no site da Caixa ou diretamente pelo aplicativo do FGTS, disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android ou iOS.

O primeiro uso do aplicativo demandará o preenchimento de alguns dados, mas depois você vai acessar o saldo com alguns toques na tela do aparelho. Confira abaixo o passo a passo completo:

  • Localize o aplicativo do FGTS na Apple Store ou no Google Play, clique em instalar e abra o aplicativo;
  • Selecione a opção "Cadastre-se";
  • Insira os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail;
  • Cadastre uma senha numérica com 6 dígitos;
  • Clique no botão "Não sou um robô";
  • Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço eletrônico informado. Abra o e-mail e clique no link recebido;
  • Após o cadastramento, abra o aplicativo e informe o CPF e senha cadastrada;
  • No primeiro login serão feitas algumas perguntas adicionais sobre a sua vida profissional;
  • Responda às perguntas e depois clique em "Concordar" após ler e aceitar as condições de uso do aplicativo;
  • Prontinho, agora você já pode usar o aplicativo FGTS para consultar o saldo sempre que quiser, bastando inserir o CPF e a senha a cada novo acesso.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.