MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

FGTS: saiba como conferir o crédito do lucro e calcular o valor recebido

A distribuição dos valores começou na última quinta-feira (27). Confira o passo a passo para verificar o pagamento do lucro do FGTS

Confira o passo a passo para verificar o pagamento do lucro do FGTS pelo aplicativo
Confira o passo a passo para verificar o pagamento do lucro do FGTS pelo aplicativo - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/07/2023, às 20h57

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Caixa Econômica Federal anunciou a conclusão do pagamento do lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço  (FGTS) a aproximadamente 132 milhões de trabalhadores, beneficiando um total de 217,7 milhões de contas vinculadas ao fundo. A distribuição dos valores começou na última quinta-feira (27), após a aprovação do resultado de 2022 do banco público pelo Conselho Curador do FGTS, ocorrida na terça-feira, 25.

Os trabalhadores contemplados com o crédito são aqueles que possuíam saldo em suas contas do FGTS em 31 de dezembro de 2022. O montante distribuído corresponde a 99% do lucro total de 12,9 bilhões de reais.

A antecipação do pagamento surpreendeu os beneficiários, uma vez que, por lei, o dinheiro deveria ser distribuído até 31 de agosto, mas a operação foi finalizada com um dia de antecedência, proporcionando aos trabalhadores a possibilidade de utilizarem esses recursos mais cedo do que o esperado.

+++ Cuidado com o Golpe do FGTS: saiba como funciona para proteger seu dinheiro

Confira o passo a passo para verificar o pagamento do lucro do FGTS pelo aplicativo 

Vale ressaltar que os valores distribuídos não poderão ser sacados indiscriminadamente. A legislação vigente permite o saque do FGTS em situações específicas, como a aposentadoria, demissão sem justa causa e compra da casa própria, entre outras previstas pela Caixa Econômica Federal.

A rentabilidade do FGTS em 2022 alcançou 7,09%, superando a inflação do mesmo período, que foi de 5,79% conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Contudo, é importante observar que a remuneração do FGTS ainda ficou abaixo da rentabilidade da poupança, que atingiu 7,89% no ano passado.

Recentemente, a fórmula de correção do FGTS tem sido alvo de debate no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Luis Roberto Barroso, relator da ação, manifestou-se a favor de aplicar, pelo menos, a remuneração da poupança ao FGTS. No entanto, o julgamento encontra-se suspenso.

Veja o passo a passo:

  1. Abra ou atualize o aplicativo FGTS.
  2. Clique em "Entrar no aplicativo".
  3. Informe o CPF e vá em "Próximo"; em seguida, digite sua senha e clique em "Entrar".
  4. Responda às imagens solicitadas pelo aplicativo para confirmar que você não é um robô.
  5. Na página inicial, abaixo, clique em "Meu FGTS".
  6. Na página seguinte, aparecerão todas as contas do Fundo de Garantia; para ver o extrato de cada uma delas, clique em "Ver extrato".
  7. Verifique o crédito do lucro correspondente para cada conta e confira os valores em cada extrato.
  8. As contas são exibidas no aplicativo das mais novas (do emprego mais recente) para as mais antigas (relativas ao emprego mais antigo).
  9. É importante destacar que o crédito é feito apenas para as contas com saldo em 31/12/2022.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.