MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Fies 2023: vagas remanescentes serão abertas para alunos já matriculados

Vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas durante o processo seletivo regular. MEC está atualmente discutindo uma reconstrução do Fies

MEC está atualmente discutindo uma reconstrução do Fies
MEC está atualmente discutindo uma reconstrução do Fies - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/09/2023, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) anunciou a oferta de vagas remanescentes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda este ano, como parte de uma estratégia para resgatar o caráter social do programa. A medida foi revelada durante o seminário "Diálogo sobre a Reconstrução do Fies," promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes).

Segundo o diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do MEC, Alexandre Fonseca, a abertura das vagas remanescentes visa a retomar a preocupação social do programa, que nos últimos anos preencheu apenas cerca de metade das vagas disponíveis. A nova chamada deverá beneficiar alunos já matriculados em instituições de ensino superior.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas durante o processo seletivo regular, seja por desistência dos candidatos pré-selecionados ou por falta de documentação na contratação do financiamento.

+++ Confira as apostas para o tema da redação do Enem 2023; são 43 opções para você ficar de olho

MEC está atualmente discutindo uma reconstrução do Fies

Fonseca enfatizou a importância de considerar o Fies em conjunto com outras políticas do MEC de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Todos esses programas têm enfrentado quedas tanto no número de inscritos quanto na ocupação das vagas.

O MEC está atualmente discutindo uma reconstrução do Fies, que foi criado em 1999 e oferece financiamento a estudantes em instituições privadas de ensino com condições favoráveis. Desde 2015, o programa passou por várias mudanças e enxugamentos, principalmente devido à alta inadimplência.

Para retomar o caráter social do programa, o MEC planeja lançar o Fies Social, que cobrirá 100% dos custos das mensalidades em instituições privadas de ensino superior. A pasta ainda não divulgou os prazos e detalhes específicos das vagas remanescentes, mas promete anunciar em breve todas as informações sobre o novo processo de convocação.

+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.