MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Fies 2024: publicação do edital para financiar faculdade é adiado

O Ministério da Educação (MEC) revelou que o calendário do Fies 2024 (Fundo de Financiamento Estudantil) ainda não será divulgado. Saiba o motivo

Estudante com mochila nas costas segura notebook
Estudante com mochila nas costas segura notebook - Divulgação/Agência Brasil
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/01/2024, às 23h50

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) revelou nesta terça-feira (16) que o calendário do Fies 2024 (Fundo de Financiamento Estudantil) ainda não será divulgado. Durante uma coletiva de imprensa para apresentar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro Camilo Santana enfatizou que o programa passa por um "processo de transformação".

"Estamos finalizando essas alterações para assegurar, antecipadamente, a implementação das novas diretrizes do Fies durante o período de inscrições", esclareceu o ministro. Tradicionalmente, as inscrições para o Fies ocorrem no mês de março.

O objetivo do programa é proporcionar financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos em universidade privadas, desde que esses cursos tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies vem oferecendo condições de juros zero, além de uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar do candidato.

+Estudantes vão ganhar dinheiro do governo para prestar o Enem 2024, anuncia MEC

Quem pode fazer faculdade com o Fies?

O Fies 2024 será uma alternativa para os estudantes que desejam cursar o ensino superior, mas não conseguirem uma vaga em universidades federais pelo Sisu e também não forem selecionados pelo Prouni. As regras atuais para conseguir o financiamento estudantil são:

  • ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o Fies 2024;
  • ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos;
  • nota na prova de redação do Enem superior a zero;
  • possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Durante a inscrição, o candidato deve informar o CPF, um endereço de e-mail pessoal válido e os nomes dos membros do grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, juntamente com o número de CPF de cada um, suas respectivas datas de nascimento e, se aplicável, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.

+Saque-aniversário do FGTS 2024 liberado: saiba como pedir o dinheiro online

Saiba mais sobre o Fies

O Fies é um fundo destinado ao financiamento integral (100%) ou parcial (50%) das mensalidades do curso superior escolhido pelo beneficiado. Com isso, o aluno pode arcar com os custos de forma reduzida ou somente após concluir sua formação.

Para estudantes de medicina, o Fies 2023 financiou até R$ 52.805,66, enquanto para alunos de outros cursos em instituições privadas o valor máximo foi de R$ 42.983,70. Essas quantias são referentes a cada semestre. Os valores aplicados ao Fies 2024 não foram divulgados até o momento.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.