Entre os primeiros tributos a serem eliminados com a Reforma Tributária estariam o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA)
Mais de 10 impostos estão com os dias contados, entre eles o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), que assombra os motoristas todo início de ano. A deputada Bia Kicis (PL-DF) apresentou nesta quinta-feira (15) o parecer à proposta de Reforma Tributária que será votada pela comissão especial da Câmara dos Deputados.
De autoria do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), a PEC 7/20 (Proposta de Emenda à Constituição) altera o sistema tributário brasileiro, definindo tributação em apenas três categorias de impostos (consumo, renda e propriedade) e estabelece novas regras para o fato gerador.
A relatora elogiou a “indiscutível simplicidade” da proposta, em especial a tributação do consumo no estado ou município de destino da mercadoria ou serviço, e não na origem, que pode encerrar a atual guerra fiscal. Porém, Bia Kicis apresentou um texto substitutivo hoje, com mudanças no projeto original.
Foram mantidas as três categorias de imposto, mas divergiu da PEC originária nos seguintes pontos:
LEIA TAMBÉM
+Modalidades de saques do FGTS terminam em dezembro; Veja como resgatar
Com a criação dos três novos impostos, a PEC prevê a extinção de 15 tributos: ICMS, IPI, PIS, Pasep, Cofins, ISS, IPVA, ITCMD, ITR, IPTU, CSLL, imposto sobre exportações, contribuições previdenciárias sobre folha de pagamento, Salário-Educação e contribuições de intervenção no domínio econômico. Contribuições ao Sistema S passariam a ter natureza voluntária.
O principal objetivo da Reforma Tributária é simplificar o pagamento de impostos com a unificação dos tributos atuais em somente três: sobre renda e proventos; sobre consumo de bens e serviços; e sobre propriedade.
Entre os primeiros a serem eliminados estariam o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Porém, o substitutivo da relatora preserva o Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU), de competência municipal, e o Imposto Territorial Rural (ITR), que passa da União para a competência dos municípios.
*com informações da Agência Câmara
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.