MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

FMI divulga relatório com previsão de crescimento baixo do Brasil nos próximos 2 anos

Segundo o FMI, a economia brasileira terá um desempenho pior do que a América Latina em geral

FMI divulga relatório com previsão de crescimento baixo do Brasil nos próximos 2 anos
Agência Brasil
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/01/2023, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Na última segunda-feira (30), o FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou o relatório Panorama Econômico Mundial. Os dados sobre a economia brasileira foram revisados, com um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) 1,2% em 2023 e 1,5% em 2024. 

Nos dados deste ano, o FMI revisou para cima o desempenho da economia do Brasil em 0,2%, em comparação com o resultado apresentado em outubro de 2022. Apesar disso, a expectativa para 2024 foi revisada para baixo em 0,4% ponto percentual. 

+Veja calendário de fevereiro do Bolsa Família 2023

A instituição não deu detalhes para explicar a queda do desempenho da economia brasileira em 2024. Contudo, o FMI indicou que um dos motivos pode ser a queda nos preços das commodities no ano que vem. 

Apesar disso, o fundo prevê um crescimento de 1,8% e 2,1%, em 2023 e 2024, para a América Latina e Caribe. Logo, o Brasil terá um desempenho inferior à região. Mas não é só o país presidido por Lula, que tem uma economia de destaque, que terá um desempenho abaixo da região, que foi o México, cujo resultado deverá ser de 1,7% e 1,6%. 

+Gasoduto argentino não precisa de financiamento, confirma Haddad

Focus está mais pessimista que o FMI

O mercado financeiro está mais pessimista em relação à projeção do PIB, conforme indica o Boletim Focus, do Banco Central. O mercado variou a projeção do PIB de 0,79% para 0,8% nesta semana. Para o ano que vem, o PIB pode crescer 1,5%. Dessa forma, ele está bem abaixo do 1,2% e 1,5% do relatório divulgado pelo FMI.

Pelo menos, para 2025 e 2026, o mercado financeiro estima expansão do PIB em 1,89% e 2%, respectivamente. Vale lembrar que o Boletim Focus é a reunião das expectativas dos principais indicadores do país apresentados pelas maiores instituições financeiras do Brasil. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.