MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Fraude em café: governo determina recolhimento de lotes de oito marcas. Veja quais

Fiscalização de lotes de café iniciou no começo deste ano. Mais de 26 marcas de café foram identificadas com indícios de irregularidades

Mais de 26 marcas de café foram identificadas com indícios de irregularidades
Mais de 26 marcas de café foram identificadas com indícios de irregularidades - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/09/2023, às 22h05 - Atualizado em 28/09/2023, às 07h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tomou a decisão de ordenar o recolhimento de oito lotes de café, que apresentaram indícios de fraude. Nos pacotes de café torrado e moído, os fiscais detectaram a presença de pedaços de cascas e madeiras acima dos limites permitidos pela legislação, misturados aos produtos.

A descoberta revela uma tentativa de aumentar o volume dos pacotes por meio do excesso de cascas e paus de café, conforme informou o Ministério. Esses resíduos do processo de beneficiamento do grão de café foram torrados e comercializados como grãos de café legítimos.

A fiscalização de lotes de café iniciou no começo deste ano, com a implementação da Portaria nº 570, que estabelece o regulamento técnico do café torrado no Brasil.

+++ Calor extremo exige cuidado redobrado com pessoas da terceira idade

Mais de 26 marcas de café foram identificadas com indícios de irregularidades

Em julho de 2023, uma força-tarefa composta por 16 auditores fiscais federais agropecuários e agentes do Mapa atuou nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal para combater a fraude em cafés.

Durante a operação, uma fábrica de café torrado e moído em Minas Gerais foi interditada, e apreendidos 20.312 kg de café torrado e moído, além de 16.090 kg de matéria-prima irregular, incluindo café com cascas e paus.

Nessa ação, mais de 26 marcas foram identificadas com indícios de irregularidades, sendo que parte delas continua em fase de contestação das análises.

Confira os oito lotes afetados:

Os lotes afetados pertencem às marcas Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta, de acordo com o comunicado do governo divulgado na última sexta-feira (22).

1. FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira;
2. 046/23/3D da Jardim;
3. 59 da Lenhador Extra Forte;
4. 59 da Lenhador Tradicional;
5. 58 da Balaio;
6. 02 e 05 da Bico de Ouro;
7. 04 da Bico de Ouro 100% Puro Robusta.

O g1 não conseguiu encontrar os contatos das marcas Fazenda Mineira e Jardim, enquanto as empresas Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta ainda não responderam imediatamente.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.