MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Gabriel Granjeiro: "É possível ser imparável?"

Na coluna dessa semana, o colunista Gabriel Granjeiro reforça a importância de seguir o modo de vida de SER IMPARÁVEL

Gabriel Granjeiro: "É possível ser imparável?"
Divulgação Gran Cursos Online

Publieditorial
Publicado em 24/01/2023, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Quando me perguntam se eu imaginava que um dia o Gran Cursos Online chegaria ao tamanho que tem hoje, provavelmente esperam que minha resposta seja negativa. No entanto, costumo surpreender as pessoas dizendo que sim, eu imaginava, para em seguida esclarecer que não se trata de presunção ou arrogância da minha parte.

Quando digo que previa, sim, tamanho crescimento, apenas estou demonstrando a convicção que sempre tive quanto ao propósito da companhia que ajudei a criar mais de dez anos atrás. Minha resposta também sinaliza a absoluta confiança que eu depositava – e continuo depositando – em cada um dos integrantes do nosso time.

É, enfim, uma resposta que traduz toda a minha fé no potencial transformador que o Gran e todos os profissionais que fazem dele o que é têm de impactar a vida de milhões de brasileiros.

+Faça o download GRATUITO do e-book "Disciplina Imparável", de Gabriel Granjeiro

Então, quando me perguntam isso, é um sonoro sim que ouvem. E digo mais: estamos apenas começando, porque aqui é sempre o primeiro dia, e é no primeiro dia que combinamos aquela força de querer fazer acontecer com a humildade de aprender e de rever continuamente nossas certezas.

Pois bem. Se nunca duvidei da minha capacidade como empreendedor, há algo que eu realmente nunca pensei que seria na vida: escritor. Jamais imaginei que um dia viria a ser autor de best sellers da categoria de Educação da loja Kindle da Amazon, como ocorreu com os e-books "Manual do imparável – volume 1", "Disciplina imparável" e "Viva o improvável".

+Granjeiro: Saiba o que é a Disciplina Imparável

+Manual do Imparável: Saiba como finalizar os seus projetos

A verdade é que virei escritor por pura obra do acaso. Há quase sete anos, resolvi escrever meu primeiro texto para o blog do Gran. O intuito era apenas oferecer aos alunos uma palavra de apoio naquele que era em um momento bastante conturbado no nosso país e, particularmente, no mundo dos concursos. 

A repercussão foi tão boa que escrevi outro, e depois outro, e mais um... Hoje, 373 semanas mais tarde, número que talvez esteja desatualizado quando você estiver lendo estas linhas, sigo publicando meus artigos todas as segundas-feiras, rigorosamente.

+Gabriel Granjeiro "Faça muito pelo pouco que tem"

Um deles se destacou de forma retumbante. A ideia para escrevê-lo me surgiu quando eu navegava pela internet e dei com a palavra “imparável” no canal de uma igreja no YouTube. Imediatamente me lembrei da canção “Unstoppable”, da Sia, e da campanha da Nike de mesmo título. Foi então que concluí: esse era O mote.

Depois de alguns dias, lancei o artigo “Seja imparável”, que viralizou. Foram centenas de comentários e mais de 100 mil visualizações! O termo “imparável” se tornou um mantra no mercado, alcançando até mesmo quem não é nosso aluno, e, como não podia deixar de ser, no Gran nós o seguimos à risca em tudo. A mensagem dos protetores de tela dos computadores não nos deixa esquecer: “Somos imparáveis em mudar vidas.” 

Eis que o tempo passou, trazendo com ele a pandemia de covid-19, seguida pela guerra entre Rússia e Ucrânia. O resultado? Hoje imperam discussões da maior relevância sobre saúde mental. Nesse contexto, houve quem passasse a se questionar, de forma bastante oportuna, aliás: “Será que ser imparável é mesmo possível? Mais que isso, será saudável?

Cabe, então, uma explicação: ser imparável não é o mesmo que ser infalível. Quando incentivo a persistência entre meus leitores, não pretendo que eles busquem o inalcançável. Super-heróis não existem de verdade, tampouco alguém que não erra nem se cansa jamais.

+Gabriel Granjeiro: "Conhece-te a ti mesmo"

Ser imparável, diferentemente do que alguns podem pensar, nada mais é que ser capaz de reconhecer as próprias vulnerabilidades e compreender que sua fortaleza decorre delas. É entender que a coragem só existe porque existe medo; que a força só brota em nós porque precisa combater sua antagonista, a fraqueza.

A vida é feita desses contrastes. São eles que nos tornam humanos. 

O verdadeiro imparável, portanto, apenas não desiste do que é importante para ele. Isso pode significar explorar outros caminhos, fazer algumas pausas, rever métodos, mudar o trajeto. Seja como for, ele simplesmente não desiste do que IMPORTA.

Certa vez, um de nossos professores, o juiz Edilson Enedino, elaborou uma imagem que achei bem interessante. Ele descreveu o compasso do coração que notamos no pulso como a vida nos lembrando de que temos mais uma chance – tum tum –, e mais outra – tum tum–, e outra mais – tum tum...

O imparável reconhece cada uma dessas novas oportunidades, ciente de que com certeza errará algumas vezes no percurso... Ele sabe que é praticamente impossível entrar numa luta e não se machucar. Em resumo, não é do tipo que assiste da arquibancada ao espetáculo da vida. Nada disso: ele é o gladiador que está lá embaixo, na arena.

No meu caso, ser imparável foi o que me manteve firme no sonho de construir esta grande empresa, que veio a alcançar a marca de 627 mil alunos ativos pagantes e se tornar líder absoluta no mercado.

+Gabriel Granjeiro: "Cuide do seu leão"

Ser imparável – a despeito das falhas, das fraquezas e das vulnerabilidades – me fez perseverar mesmo quando, mais de uma década atrás, passamos, meu sócio e eu, um ano com o limite do cheque especial estourado; mesmo no tempo em que praticamente nenhum professor aceitava gravar nossos cursos; mesmo nas muitas vezes em que um banco nos negou empréstimo porque eu era “muito novo e não tinha patrimônio”. Eu me aborrecia, é claro – era exatamente por não ter patrimônio que eu precisava tanto do dinheiro, ora! –, mas seguia em frente.

Ser imparável, enfim, me permitiu estar na posição em que me encontro hoje, podendo responder com um confiante SIM sempre que me perguntam se eu imaginava chegar aonde cheguei.

Novo livro

Com o intuito de ajudar você a avançar na jornada para se tornar imparável, lancei mais um livro, e o melhor: de cunho 100% social. Todo o valor arrecado com as vendas será doado a famílias em risco alimentar. Na prática, você ajuda alguém a se alimentar e ganha a obra, pois o Gran arca com todo o custo de edição. Em outras palavras, nós doamos junto com você.

Este livro é o segundo volume, independente e complementar, do “Manual do imparável”. Nele me proponho a ajudar você a desenvolver espírito imparável. Na parte I, você aprenderá com histórias de imparáveis; na parte II, lerá algumas reflexões que fazem parte da construção da sabedoria imparável; e, na parte III, descobrirá como reprogramar a mente a fim de ser imparável no dia a dia.

+Gabriel Granjeiro: "10 lições em 10 anos de Gran"

Este livro é o segundo volume, independente e complementar, do “Manual do imparável”. Nele me proponho a ajudar você a desenvolver espírito imparável. Na parte I, você aprenderá com histórias de imparáveis; na parte II, lerá algumas reflexões que fazem parte da construção da sabedoria imparável; e, na parte III, descobrirá como reprogramar a mente a fim de ser imparável no dia a dia.

Caso queira ajudar essa causa social, clique AQUI para obter sua versão impressa.

É também possível contribuir com um valor simbólico adquirindo a versão digital para Kindle na Amazon. Clique AQUI para ter a sua.

Se você não puder ajudar neste momento, não se preocupe. Só o fato de você ter lido o meu texto até o fim já é motivo de enorme honra para mim.

E, nunca se esqueça: seja imparável.

*texto de Gabriel Granjeiro, diretor-presidente do Gran Cursos Online

+++Acompanha a coluna semanal de Gabriel Granjeiro no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.