MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Glaucoma: mitos e alerta para cuidados com a doença

Um dos obstáculos para o enfrentamento efetivo do glaucoma é o desconhecimento sobre a disponibilidade de tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS)

Glaucoma pode levar à cegueira se não houver cuidados e tratamento adequados
Glaucoma pode levar à cegueira se não houver cuidados e tratamento adequados - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/05/2023, às 16h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) destaca a importância do Dia Nacional de Prevenção ao Glaucoma, que ocorre nesta sexta-feira (26), como uma oportunidade para conscientizar a população sobre os mitos associados a essa doença ocular e os cuidados necessários para evitar complicações.

Conforme o CBO, o glaucoma é a principal causa evitável de cegueira em todo o mundo, e alguns mitos podem confundir os pacientes e retardar o início do tratamento ou até mesmo afastá-los dos cuidados adequados.

Um dos mitos mais comuns é o receio de "forçar" os olhos ao ler, bordar ou assistir televisão, por exemplo, com medo de aumentar a pressão ocular. O conselho esclarece que esse receio é infundado, destacando que o esforço visual em atividades cotidianas não causa danos à visão, a menos que já haja alguma irritação ocular pré-existente relacionada ao uso de colírios ou fatores ambientais.

Outro mito que persiste entre os pacientes é a crença de que o glaucoma inevitavelmente leva à cegueira. O CBO ressalta que, atualmente, com os avanços científicos e médicos, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado reduzem significativamente as chances de perda da visão.

+++ Dinheiro no Bolso: INSS paga benefícios de maio e 13º salário nesta sexta (26)

Glaucoma pode levar à cegueira se não houver cuidados e tratamento adequados

Um dos obstáculos para o enfrentamento efetivo do glaucoma é o desconhecimento sobre a disponibilidade de tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS). O CBO enfatiza que os pacientes têm acesso a consultas, exames, medicamentos e cirurgias oftalmológicas por meio da rede pública, sendo fundamental buscar informações junto a um oftalmologista para esclarecer dúvidas e receber o tratamento adequado.

O glaucoma, embora seja tratável, pode levar à cegueira se não houver cuidados e tratamento adequados. Estima-se que entre 1% e 2% da população mundial viva com glaucoma, e as projeções indicam que até 2040, aproximadamente 111,8 milhões de pessoas poderão ser afetadas pela doença.

Diante de sinais e sintomas de problemas oculares, é recomendado que os pacientes se submetam a um exame oftalmológico completo, incluindo a medida da visão, exame na lâmpada de fenda, medida da pressão intraocular, exame de fundo de olho e documentação fotográfica por meio da retinografia.

O CBO reforça que o conhecimento sobre o glaucoma é fundamental para a saúde ocular, pois contribui para a aceitação do diagnóstico, o início precoce do tratamento e a prevenção do avanço da doença.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.