MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo antecipa pagamento do Bolsa Família 2024 para Estado em calamidade

Ministério do Desenvolvimento Social anuncia antecipação do pagamento do Bolsa Família 2024 nas regiões afetadas pelos temporais no Rio Grande do Sul

Mulher segura cartão do Bolsa Família
Mulher segura cartão do Bolsa Família - Ministério do Desenvolvimento Social
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/05/2024, às 17h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou um conjunto de medidas destinadas a auxiliar os beneficiários do Bolsa Família 2024 nas regiões atingidas pelos temporais recentes no Rio Grande do Sul.

Diante da situação de emergência no estado, o MDS decidiu simplificar o processo de saque do benefício, optando por unificar os pagamentos para todos os beneficiários no primeiro dia do calendário de pagamento, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS). Para o mês corrente, isso ocorrerá em 17 de maio.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Para facilitar ainda mais, o saque poderá ser realizado sem a necessidade do cartão ou de documentos (para os casos de perda), bastando uma Declaração Especial de Pagamento emitida pela prefeitura.

Além disso, o ministério decidiu estender os prazos para as famílias que precisam atualizar seus cadastros, reconhecendo as dificuldades enfrentadas em decorrência dos desastres naturais.

+ Veja quando será paga a 2ª parcela do 13º salário do INSS

O governo estadual solicitou apoio ao ministério, que está em contato com as autoridades locais para coordenar a assistência às áreas afetadas, incluindo a distribuição de cestas básicas.

A situação no estado é grave, com ocorrência de 13 mortos, 12 feridos e dezenas de milhares de pessoas afetadas por alagamentos, inundações e vendavais. O colapso parcial da barragem da usina de geração de energia 14 de Julho acrescentou um novo desafio, aumentando o risco para as comunidades situadas abaixo da área afetada.

A Defesa Civil emite alertas recomendando que os moradores de diversas cidades deixem as áreas de risco e busquem abrigo em locais seguros. O presidente Lula e ministros estão no estado para garantir o apoio federal no socorro à população e na reconstrução das áreas afetadas pelas tempestades e enchentes.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.