O JC Concursos fez um levantamento sobre o desempenho de outros países de destaque no mundo para comparar com a economia brasileira. Confira o resultado!
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 02/06/2022, às 15h24
Nesta quinta-feira (02), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1% no 1º trimestre de 2022, um pouco abaixo da projeção do mercado financeiro, que era 1,2%. A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia avaliou positivamente o resultado.
Em nota, o órgão destacou que o processo de recuperação, após retomada em 2021, mesmo com os impactos do conflito do Leste Europeu e os efeitos remanescentes da pandemia de covid-19.
+Inclusão digital entre direitos fundamentais é aprovada no Senado; saiba mais
“Após a vigorosa retomada da atividade em 2021, quando a economia brasileira registrou alta de 4,6% no PIB e confirmou a recuperação econômica em “V”, o início de 2022 manteve o robusto crescimento da atividade apesar do ambiente de incerteza gerado pelos reflexos da guerra entre Rússia e Ucrânia”, diz a secretaria, na Nota Informativa - Consolidação da retomada econômica.
LEIA TAMBÉM
A SPE destaca ainda que a atividade econômica brasileira “mostrou-se positiva no primeiro trimestre de 2022 em vários ramos, em especial na indústria e nos serviços, confirmando o reaquecimento da atividade e de melhora no ambiente de negócios”. “Esse movimento trouxe reflexos positivos na expectativa de empresários e consumidores para os trimestres seguintes”, acrescentou.
Mas será que os resultados elogiados pelo Ministério da Economia são tão bons assim? O JC Concursos fez um levantamento sobre o desempenho do PIB de outros países grandes para comparar com o brasileiro.
Ao comparar com outros grandes países, o resultado PIB brasileiro foi positivo. Confira abaixo o PIB de outros países:
A secretaria aponta que o crescimento de longo prazo da economia brasileira depende “fundamentalmente da consolidação fiscal” (redução da relação entre dívida e PIB) e de “importante agenda de reformas pró-mercado: abertura econômica, privatizações e concessões, melhora dos marcos legais e aumento da segurança jurídica, melhor ambiente de negócios e redução da burocracia, correção da má alocação de recursos e facilitação da realocação de capital e trabalho na economia”.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.