Segundo um dirigente do Ministério do Trabalho e Previdência, o FGTS Digital deve aumentar a produtividade das empresas e facilitar a vida do trabalhador com o recolhimento correto dos recursos
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/05/2022, às 12h31
Nesta quarta-feira (04), o governo federal, via Ministério do Trabalho e Previdência, divulgou um portal de informações chamado de FGTS Digital. A ferramenta é um conjunto de sistemas integrados que visa gerenciar os processos relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O portal conta com notícias e informações para ajudar as empresas a manusear o FGTS Digital. Além disso, o site também terá outros serviços, como legislações consideradas pertinentes, perguntas e respostas frequentes e canais de contato.
Apesar do lançamento, a expectativa do governo é de que as funcionalidades do FGTS Digital comecem a operar ainda este ano.
+Saque Extraordinário FGTS 2022 é liberado para terceiro grupo de trabalhadores; Saiba quem recebe
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Ministério do Trabalho, a nova plataforma tem a função de diminuir o tempo gasto pelas empresas para cumprirem suas obrigações, visto que fará uso da base de dados do eSocial e os débitos já serão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.
O subsecretário de Inspeção do Trabalho, Rômulo Machado, afirma que o FGTS Digital pode reduzir cerca de 36 horas mensais com o preenchimento de dados para o recolhimento do FGTS. Assim, a nova ferramenta deve resultar em ganho na produtividade das pessoas.
Durante o evento de lançamento do portal, o presidente do Conselho Curador do FGTS e secretário-executivo adjunto do ministério, Ricardo Moreira, disse que o FGTS Digital vai reduzir a cobrança de inadimplências.
“Hoje temos uma cobrança que pode ser aperfeiçoada e trazê-la para dentro de um prazo prescricional. Vamos sair do prazo de 5 anos, para trazer essa arrecadação com inadimplência para um prazo mais rápido. Trata-se de uma ferramenta importante para manter a sustentabilidade do fundo que proporcionará, ao trabalhador, maior transparência para fiscalização dos contratos de trabalho e para o recolhimento do FGTS para o fundo”, disse.
A forma escolhida para o pagamento do FGTS pelas empresas será o PIX. Guias de pagamentos do FGTS poderão ser emitidas no portal do FGTS Digital ou na própria tela do ambiente virtual do eSocial.
Confira quais são os benefício do FGTS Digital:
*com informações da Agência Brasil e FGTS Digital
+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.