MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Governo federal lança portal FGTS Digital para facilitar a vida das empresas; Saiba o que é

Segundo um dirigente do Ministério do Trabalho e Previdência, o FGTS Digital deve aumentar a produtividade das empresas e facilitar a vida do trabalhador com o recolhimento correto dos recursos

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/05/2022, às 12h31

Aplicativo do FGTS
Aplicativo do FGTS - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Nesta quarta-feira (04), o governo federal, via Ministério do Trabalho e Previdência, divulgou um portal de informações chamado de FGTS Digital. A ferramenta é um conjunto de sistemas integrados que visa gerenciar os processos relacionados ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

O portal conta com notícias e informações para ajudar as empresas a manusear o FGTS Digital. Além disso, o site também terá outros serviços, como legislações consideradas pertinentes, perguntas e respostas frequentes e canais de contato.

Apesar do lançamento, a expectativa do governo é de que as funcionalidades do FGTS Digital comecem a operar ainda este ano.

+Saque Extraordinário FGTS 2022 é liberado para terceiro grupo de trabalhadores; Saiba quem recebe

De acordo com o Ministério do Trabalho, a nova plataforma tem a função de diminuir o tempo gasto pelas empresas para cumprirem suas obrigações, visto que fará uso da base de dados do eSocial e os débitos já serão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.

FGTS Digital deve aumentar a produtividade das empresas

O subsecretário de Inspeção do Trabalho, Rômulo Machado, afirma que o FGTS Digital pode reduzir cerca de 36 horas mensais com o preenchimento de dados para o recolhimento do FGTS. Assim, a nova ferramenta deve resultar em ganho na produtividade das pessoas. 

Durante o evento de lançamento do portal, o presidente do Conselho Curador do FGTS e secretário-executivo adjunto do ministério, Ricardo Moreira, disse que o FGTS Digital vai reduzir a cobrança de inadimplências.

“Hoje temos uma cobrança que pode ser aperfeiçoada e trazê-la para dentro de um prazo prescricional. Vamos sair do prazo de 5 anos, para trazer essa arrecadação com inadimplência para um prazo mais rápido. Trata-se de uma ferramenta importante para manter a sustentabilidade do fundo que proporcionará, ao trabalhador, maior transparência para fiscalização dos contratos de trabalho e para o recolhimento do FGTS para o fundo”, disse.

A forma escolhida para o pagamento do FGTS pelas empresas será o PIX. Guias de pagamentos do FGTS poderão ser emitidas no portal do FGTS Digital ou na própria tela do ambiente virtual do eSocial.

Confira quais são os benefício do FGTS Digital: 

  • Emissão de guias rápidas e/ou personalizadas;
  • Consulta de extratos de pagamentos realizados;
  • Individualização dos extratos de pagamento;
  • Verificação de débitos em aberto;
  • Pagamento da multa indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.

*com informações da Agência Brasil e FGTS Digital

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.