Os cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos pelo governo federal são tecnologias da informação e comunicação (TICs): programador de sistemas, programador web e programador de dispositivos móveis
O programa Qualifica Mais-Emprega Mais, gerenciado pelos ministérios da Educação (MEC) e Economia, recebe inscrições para participar de cursos de qualificação profissional para jovens com até 29 anos, na modalidade Ead (Ensino a Distância). Nesta primeira fase, que funcionará como projeto-piloto, serão disponibilizadas 6.069 vagas.
São três cursos oferecidos na área de tecnologias da informação e comunicação (TICs): programador de sistemas, programador web e programador de dispositivos móveis. Para se inscrever no programa Qualifica Mais-Emprega Mais, o candidato pode entrar neste link.
Os cursos terão duração de cerca de 200 horas cada. Neste primeiro momento, eles estão sendo ofertados para jovens que residam em 11 regiões metropolitanas do país: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas. Além da qualificação, os estudantes que concluírem os cursos serão auxiliados para inserção no mercado de trabalho.
Segundo a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a seleção dos estudantes será realizada pela plataforma EduLivre, por meio do preenchimento de uma trilha educacional, onde os candidatos vão conhecer o contexto do mercado de trabalho no qual pretendem se inserir.
LEIA TAMBÉM
A trilha ficará aberta até o dia 11 de abril e contará com informações sobre os cursos e postos de trabalho a eles relacionados, além de apresentar aos candidatos alguns exercícios sobre o conteúdo apresentado na própria trilha.
A partir do dia 12 de abril, os participantes selecionados receberão um e-mail para a confirmação de matrícula, enviado diretamente por uma das setes instituições selecionadas pelo governo para o programa.
Confira o cronograma do programa Qualifica Mais, Empregas Mais:
Para a realização da matrícula, os selecionados devem residir em uma das 11 regiões metropolitanas participantes e terem o ensino médio completo. Haverá oferta dos três cursos nas cidades e regiões metropolitanas abaixo. Cada região conta com uma instituição ofertante específica:
As aulas estão previstas para começar em 10 de maio.
*trechos com reprodução da Agência Brasil
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.