MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Governo oferece 60 mil bolsas para formação de professores da educação básica

Serão oferecidas 30 mil bolsas por meio do Pibid e outras 30 mil por meio da Residência Pedagógica. Período para a formação de professores é de 18 meses

Período para a formação de professores é de 18 meses
Período para a formação de professores é de 18 meses - Prefeitura Taquarituba

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 29/04/2022, às 16h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira (29) a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) publicou editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica, que irão oferecer 61.680 bolsas para formação de professores da educação básica. Nesta fase, serão selecionadas propostas de 250 instituições de ensino superior para cada projeto. O prazo para submissão de projetos é 10 de junho.

O Pibid oferece aos alunos uma abordagem prática do cotidiano escolar na primeira metade do curso. A Residência Pedagógica, por outro lado, proporciona aos alunos da segunda metade da licenciatura formação teórica e prática e para o desenvolvimento profissional. Em ambos os projetos, as atividades dos bolsistas são realizadas na rede pública de educação básica.

O processo de seleção dos bolsistas é realizado pelas próprias instituições. No total, serão oferecidas cerca de 30 mil bolsas por meio do Pibid e outras 30 mil por meio da Residência Pedagógica, beneficiando cerca de 60 mil alunos de graduação. Professores de instituições de ensino superior participantes e escolas públicas de ensino fundamental também recebem benefícios.

+++Indicador de incertezas volta ao patamar antes da pandemia de covid-19; Entenda a situação

Nordeste será contemplado com maior parte das bolsas para formação de professores

Todas as unidades da Federação serão atendidas pelos programas Pibid e Residência Pedagógica. A maior parte do benefício será destinada para a região Nordeste: 19.734 bolsas. Depois, há o sudeste, com 15.654. O Sul receberá 11.613 bolsas, o Norte 7.572 e o Centro-Oeste com 7.107.

O período do benefício é de até 18 meses. Podem participar órgãos públicos, privados e comunitários, que devem apresentar no máximo uma proposta por projeto, juntamente com detalhes das ações e atividades planejadas. As inscrições são feitas pelo Sicapes.

Os resultados com relação de selecionados dos dois projetos estão programados para serem anunciados em 5 de agosto. Em seguida, inicia-se a distribuição de atividades e bolsas de estudo. As diretrizes do edital do Pibid e Residência Pedagógica foram discutidas pelo público em uma oficina organizada pela CAPES de 8 a 9 de março deste ano.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.