MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Governo pode antecipar parcelas do 13º salário de aposentados e saque do FGTS

Ao antecipar parcelas do 13º salário de aposentados e saque do FGTS, o governo pretende injetar cerca de 200 bilhões em empréstimos e benefícios; veja

REDAÇÃO | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 15/03/2022, às 18h37

Governo deve anunciar medida de antecipar parcelas do 13º salário e saque do FGTS ainda esta semana.
Governo deve anunciar medida de antecipar parcelas do 13º salário e saque do FGTS ainda esta semana. - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Na tentativa de socorrer a economia do Brasil, o governo federal prepara o anúncio para esta semana do chamado “pacote de bondades”. O projeto pretende antecipar parcelas do 13º salário de aposentados e saque do FGTS. As medidas visam injetar dinheiro e tentar reaquecer o mercado em momentos de estresse econômico mundial, como as consequências da guerra na Ucrânia.

Serão beneficiados cerca de 31 milhões de aposentados e pensionistas que terão acesso antecipado a duas parcelas do 13ª em abril e maio. Outro estímulo que deve ser apresentado nesta quinta-feira (17) é a liberação de novos saques das contas dos segurados do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A ideia é permitir saques de até R$ 1.000 em contas ativas.

O saque do FGTS poderá ser feito por até 44 milhões de trabalhadores que optem por fazê-lo, e pode trazer cerca de 30 bilhões de reais para a economia do país.

+++O que falta para o Auxílio Permanente de R$ 1.200 ser pago às mães solteiras?

Linha de crédito também faz parte das medidas do governo

Além de antecipar parcerlas do 13ºsalário de aposentados e saque do FGTS, outro projeto que deverá ser lançado é um esquema de crédito para pequenas e médias empresas. De acordo com o Ministério da Economia, poderão ser concedidos empréstimos de até 100 bilhões de reais.

Além disso, o governo quer introduzir microcréditos para pessoas físicas que têm dificuldade em obter crédito nos bancos comerciais. Também há planos para flexibilizar as regras de empréstimo consignado para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os pensionistas do INSS normalmente recebem o 13º salário em agosto e novembro, mas desde o início da pandemia de coronavírus, as transferências foram antecipadas para o primeiro semestre. Portanto, essa medida será realizada pelo terceiro ano consecutivo e injetará mais de 50 bilhões de reais na economia brasileira.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.