Doria destaca que alguns setores terão isenção no ICMS, como medicamentos e a indústrias de petróleo e gás
Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 30/09/2021, às 14h08
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou em coletiva de imprensa, na última quarta-feira (29), que irá reduzir a carga tributária de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de setores geradores de empregos, a partir de janeiro de 2022. Inclusive, Doria deve enviar o projeto para ser analisado pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) ainda nesta quinta-feira (30).
De acordo com o mandatário paulista, será desonerada a indústria de petróleo e gás natural – cuja alíquota passará de 12% para isenção de máquinas e equipamentos nas saídas interestaduais – e sucos e bebidas naturais – cuja carga será reduzida de 13,3% para 3%.
Além disso, será antecipada desoneração de ICMS de 2023 para 2022 para diversos setores, como medicamentos – que terá isenção de ICMS – e veículos usados – que passará a ter carga de 1,8% -, além de alimentos e bebidas, indústria do agronegócio, reprodução animal, embarcações, arte e fabricação de ônibus.
O governo prevê uma liberação de R$ 3 bilhões, que inclui a liberação de R$ 1 bilhão adicional por meio dos programas Pró-Veículo, Pró-ferramentaria e Pró-Ativo – esse último vai priorizar as empresas que investiram nos últimos anos nos próprios ativos permanentes.
LEIA TAMBÉM
O secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, destaca que São Paulo deve crescer a um nível próximo do crescimento chinês. Ele ainda relata que o desempenho econômico do estado é fruto da eficiência de gestão da equipe econômica. Desta forma, a redução de impostos é para estimular a economia paulista com a retomada gradual dos serviços e comércios.
“É um desempenho excepcional, porque São Paulo já havia crescido no ano passado, quando o mundo todo caiu. Portanto, a economia de São Paulo tem um crescimento consistente”, elogia Meirelles.
*com informações da Agência SP
+++Acompanhe as principais informações sobre o mundo dos concursos públicos no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.