A greve do Metrô foi confirmada. Também vão paralisar as atividades a Sabesp e a CPTM, mas nem todas as linhas serão afetadas. Veja quais vão funcionar
Em uma assembleia conjunta realizada nesta segunda (2), trabalhadores da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) decidiram entrar em greve unificada por 24 horas, a partir da meia-noite desta terça-feira (3). Porém, a greve do Metrô não vai afetar todas as linhas, assim como a da CPTM.
A greve tem como principal motivação a oposição às privatizações das três empresas e busca também a realização de um plebiscito oficial junto à população para consultar sobre a privatização dessas empresas públicas.
Camila Lisboa, presidenta do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, ressaltou a importância da mobilização: "A pauta do nosso movimento é o cancelamento de todos os processos de terceirização e privatização no Metrô, CPTM e Sabesp. E também a realização de um plebiscito oficial junto à população do estado para consultar sobre a privatização dessas três empresas públicas."
Na Sabesp, a greve não impactará as estações de tratamento e o fornecimento de água, mas afetará principalmente os setores de arrecadação e manutenção. Devido à paralisação, a prefeitura de São Paulo e o governo do estado optaram por decretar ponto facultativo na capital paulista.
LEIA TAMBÉM
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) proibiu a greve total dos trabalhadores do Metrô na última sexta-feira (29). Conforme a decisão do desembargador Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira, a circulação de trens deve ser assegurada em 100% nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e em 80% nos demais períodos, sob pena de multa de R$ 500 mil. Além disso, a liberação das catracas foi vetada, medida solicitada pelos trabalhadores.
+CET SUSPENDE rodízio de veículos em São Paulo nesta terça-feira (3)
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) informou que a greve afetará as seguintes linhas:
Metrô:
Não devem ser afetadas pela paralisação as seguintes linhas do Metrô:
CPTM:
As linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda), que foram concedidas à iniciativa privada, não serão afetadas pela greve.
+El Niño impacta a previsão do tempo; Veja os efeitos em cada região do país
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.