MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

IBGE: Brasil tem mais igrejas que escolas e hospitais juntos. Veja detalhes

Levantamento considera a utilização final do imóvel, não a administração do estabelecimento. Esta foi a 1ª vez que o IBGE identificou a localização precisa e finalidade de todos os endereços

Primeira vez que o IBGE identificou a localização precisa e finalidade de todos os endereços do país
Primeira vez que o IBGE identificou a localização precisa e finalidade de todos os endereços do país - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/02/2024, às 21h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2) revelam uma realidade inusitada no país: o Brasil possui mais estabelecimentos religiosos do que unidades de saúde e escolas combinadas.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Conforme o detalhamento do Censo 2022, dos 111,1 milhões de pontos mapeados, 579,8 mil são destinados a finalidades religiosas, abrangendo diversas crenças, como igrejas, sinagogas, templos, centros espíritas e terreiros. Essa cifra supera significativamente as 264,4 mil localizações destinadas à educação e as 247,5 mil voltadas para a área da saúde.

O levantamento considera a utilização final do imóvel, não a administração do estabelecimento. Por exemplo, uma escola católica é contabilizada como unidade de educação, não como local religioso, e o mesmo se aplica a hospitais mantidos por entidades religiosas, categorizados como endereços de saúde.

Primeira vez que o IBGE identificou a localização precisa e finalidade de todos os endereços do país

Essa análise detalhada foi possível graças ao georreferenciamento realizado pelos recenseadores durante visitas aos 5.568 municípios brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal. Essa foi a primeira vez que o IBGE identificou com precisão a localização e a finalidade de todos os endereços do país.

Dos mais de 111 milhões de pontos mapeados, 90,6 milhões são domicílios particulares, representando 81,5% do total. Outras finalidades, como lojas, bancos, prédios públicos e shoppings, compreendem 10,5% do universo pesquisado, totalizando 11,7 milhões de endereços.

A disponibilização desses dados em mapas interativos no site do IBGE, por meio da Plataforma Geográfica Interativa e do Panorama, proporciona uma visão abrangente e detalhada da distribuição dos estabelecimentos em todo o território brasileiro.

O IBGE destaca que esses dados ao nível máximo de detalhamento são fundamentais para a elaboração de políticas públicas e pesquisas acadêmicas, permitindo uma compreensão precisa da distribuição da população e do uso de cada edificação no país. Esse conhecimento é valioso para a formulação de estratégias eficazes e atendimento às demandas específicas de diferentes regiões.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.