MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

ID Jovem: Veja como solicitar e quem tem direito a viajar de graça em 2024

Programa do governo ID Jovem garante a jovens de baixa renda duas vagas gratuitas ou desconto de 50% no transporte interestadual; Veja como solicitar

Passageiros dentro de um ônibus
Passageiros dentro de um ônibus - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/01/2024, às 10h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O ID Jovem é um programa do Governo Federal que garante a jovens de baixa renda o acesso com meia-entrada a eventos culturais e esportivos e a duas vagas gratuitas ou com desconto de 50% no transporte interestadual.

A ID Jovem pode ser utilizada em uma ampla variedade de eventos culturais e esportivos, como cinemas, teatros, shows, espetáculos musicais, de artes cênicas e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Quem tem direito? 

Para ter direito ao ID Jovem, o jovem deve ter entre 15 e 29 anos, pertencer a uma família com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O cadastro e a emissão do documento podem ser feitos pelo aplicativo ID Jovem 2.0 ou pelo site do benefício.

No transporte interestadual, o jovem pode utilizar os serviços de transporte convencional nas modalidades rodoviário, ferroviário e aquaviário.

Em caso de recusa da empresa de transporte em emitir a passagem, o jovem deve solicitar à empresa um documento que indique a data, a hora, o local e o motivo da recusa. Com esse documento em mãos, o jovem pode registrar uma reclamação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

+ Afinal, qual a data limite para usar o antigo documento de identificação?

saiba as condições para viajar de graça em 2024

Para utilizar os benefícios do ID Jovem no transporte interestadual, o jovem deve apresentar a carteira ID Jovem impressa ou no celular juntamente com documento de identificação oficial com foto nos pontos de venda de passagens.

O jovem pode solicitar um único bilhete de viagem, com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha do serviço de transporte. Se o jovem quiser viajar de volta, também pode solicitar o bilhete de retorno, mas deve observar os procedimentos da venda de bilhete de passagem.

O jovem não pode fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino. Também não pode fazer reserva para horários e dias em que a viagem seja impraticável ou caracterize domínio de reserva de lugares em detrimento de outros beneficiários.

Como solicitar?

Para solicitar a carteira ID Jovem pelo aplicativo, siga os seguintes passos:

  1. Baixe o aplicativo ID Jovem 2.0 na App Store ou Google Play;
  2. Abra o aplicativo e crie uma conta;
  3. Insira suas informações pessoais, incluindo nome completo, data de nascimento, número do NIS e nome da mãe;
  4. Tire uma foto sua para a carteira ID Jovem;
  5. Confirme seus dados e envie a solicitação.

Após a solicitação, a carteira ID Jovem será emitida em até 24 horas. Você receberá um e-mail com o link para baixar a carteira.

Para solicitar a carteira ID Jovem pelo site, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site do ID Jovem;
  2. Clique no botão "Solicitar ID Jovem";
  3. Insira suas informações pessoais, incluindo nome completo, data de nascimento, número do NIS e nome da mãe;
  4. Tire uma foto sua para a carteira ID Jovem;
  5. Confirme seus dados e envie a solicitação.

Após a solicitação, a carteira ID Jovem será emitida em até 24 horas. Você receberá um e-mail com o link para baixar a carteira. A carteira ID Jovem é válida por seis meses e pode ser renovada pelo aplicativo ou site do benefício.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.