MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Idosos livres da carga tributária: proposta isenta IR e Previdência

Projeto de Lei que tramita na Câmara prevê isenção do Imposto de Renda e da contribuição da Previdência Social para idosos a partir de 70 anos

Casal de idosos
Casal de idosos - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/02/2024, às 15h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Projeto de Lei 5965/23, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, propõe uma isenção de Imposto de Renda (IR) e contribuição para a Previdência Social para idosos do sexo feminino a partir dos 70 anos e do sexo masculino a partir dos 80 anos

Essa medida seria incorporada à legislação que regulamenta o IR sobre os salários (Lei 7.713/88) e à Lei Orgânica da Seguridade Social, especificamente no segmento que trata da contribuição previdenciária obrigatória para aposentados ou pensionistas que retornam ao mercado de trabalho.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

A justificativa apresentada pela autora da proposta, deputada Renata Abreu (Podemos-SP), destaca a necessidade de considerar o aumento dos gastos relacionados ao envelhecimento, que muitas vezes resulta na redução da capacidade da pessoa em gerar renda. 

Essa perspectiva ressalta a importância de políticas que reconheçam e apoiem financeiramente os cidadãos mais idosos, garantindo a manutenção de seu padrão de vida.

+ Auxílio Gás 2024 volta a ser pago em fevereiro: datas, valor e quem tem direito

Saiba como tramita a proposta

O projeto segue em tramitação com caráter conclusivo e passará pelo escrutínio das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de Finanças e Tributação, além da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Normalmente, um Projeto de Lei (PL) tramita na Câmara dos Deputados seguindo algumas etapas específicas. O processo de tramitação envolve várias fases, desde a apresentação do projeto até a sua eventual aprovação ou rejeição. 

Dentre elas, estão a apresentação, o encaminhamento para uma ou mais comissões temáticas. A partir disso, cada comissão irá designar um relator que será responsável por elaborar um parecer sobre o projeto. 

Logo após, o projeto é discutido e votado na comissão que está tramitando. Se aprovado, é encaminhado para a próxima comissão relacionada ao assunto. Após passar por todas as comissões, o projeto é encaminhado para o plenário da Câmara dos Deputados. Lá, os deputados discutem o projeto, apresentam emendas e votam sua aprovação ou rejeição.

Se o projeto for aprovado na Câmara, ele é encaminhado ao Senado Federal, onde passará pelas mesmas etapas de tramitação (comissões, parecer, discussão e votação). Caso o projeto seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, ele é enviado ao presidente da República para sanção ou veto.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.