Economista do FGV-Ibre, Rodolfo Tobler, pede cautela em relação ao nível de emprego, uma vez que ele ainda está em um patamar baixo
Saiu mais um indicador para confirmar a boa fase na geração de empregos do Brasil no segundo semestre de 2022. O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego) subiu 1,2 ponto em agosto e agora está em 82,3 pontos, o maior nível desde novembro de 2021, quando registrou 83 pontos.
Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 0,5 ponto, para 81,8 pontos.
Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (06), pelo FGV-Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).
O economista do FGV-Ibre, Rodolpho Tobler, aponta que o IAEmp subir em agosto é sinal de uma recuperação no mercado de trabalho. Contudo, ele pede cautela, pois o nível de emprego ainda está em um patamar baixo ainda que a sinalização para os próximos meses seja positiva.
LEIA TAMBÉM
+Inflação sobre o aluguel de imóveis sobe em agosto; confira
“O ritmo de recuperação nessa reta final de 2022 depende do desempenho da economia. Como há uma expectativa de desaceleração econômica, o mercado de trabalho tende a seguir a mesma trajetória”, avaliou Tobler em nota.
A alta do IAEmp em agosto foi acompanhada por 4 dos 7 componentes, com destaques para os indicadores de Tendência dos Negócios e de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que contribuíram positivamente com 0,9 e 0,3 ponto, e do indicador de Emprego Previsto de Serviços, que contribuiu com 0,3 ponto.
Do lado negativo, o principal destaque ficou com o indicador de Emprego Previsto da Indústria, que variou -0,3 ponto.
Para a Agência Brasil, Tobler relata que é possível encontrar alta no indicador de emprego em setembro. Este movimento deve ocorrer uma vez que houve medidas de estímulos do governo como aumento do Auxílio Brasil e liberação de alguns vales e, por isso, a economia ainda continuaria aquecida no período.
“Acho que ainda há uma perspectiva favorável, mas deve ser uma recuperação mais tímida, manter mais ou menos esse ritmo visto em agosto. É difícil imaginar que a gente volte a ter saltos muito grandes como vimos na primeira metade do ano”, destacou.
*com informações da Agência Brasil
+++Acompanhe as principais informações sobre o emprego na editoria de Sociedade do JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.