MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inep prorroga prazo de inscrições para reaplicação de provas do Encceja para o próximo sábado (04)

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental ou médio e desejam ter a certificação da conclusão dessas etapas

Inep prorroga prazo de inscrições para reaplicação de provas do Encceja para o próximo sábado (04)
Agência Brasil

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 01/09/2021, às 10h41

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prazo de inscrições para participar da reaplicação das provas do Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos) foi prorrogado até o próximo sábado (04). Anteriormente, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) havia divulgado que o prazo terminaria na sexta-feira (03)

De acordo com o Inep, o motivo do adiamento foi a suspensão do sistema ontem (31), para realização de “ajustes pontuais”. De qualquer forma, os candidatos têm até às 23h59 de sábado para fazer o pedido no site do Encceja

O Encceja foi aplicado no domingo (29). A prova foi feita em 622 cidades nos 26 estados e no Distrito Federal. A reaplicação será nos dias 13 e 14 de outubro, juntamente com o Encceja para pessoas privadas de liberdade.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental ou médio e desejam ter a certificação da conclusão dessas etapas.

Como enviar a documentação para justificar a falta

No momento da solicitação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, documento legível que comprove a condição. É necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código da Classificação Internacional de Doença (CID10), além da assinatura e da identificação do profissional que realizou o diagnóstico, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Já quem alega problemas logísticos, o candidato deve comprovar as situações que são relatadas no edital. Situações como desastres naturais ou falta de energia elétrica que prejudicaram a aplicação do exame, por exemplo, são alguns dos contextos que permitem a solicitação. Nessas situações, a pessoa deverá descrever o que aconteceu, por meio do sistema Encceja. O Inep também receberá documentos que comprovem o ocorrido e analisará cada caso.

*trechos com informações da Agência Brasil

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.