MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Quem faltou no Encceja 2020 pode pedir reaplicação da prova a partir de hoje (30); Entenda

O Encceja é uma prova destinada para adultos e jovens que não concluíram os estudos. Com base na nota, o candidato pode emitir um certificado do nível educacional almejado

Quem faltou no Encceja 2020 pode pedir reaplicação da prova a partir de hoje (30); Entenda
Agência Brasil

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 30/08/2021, às 13h48

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A prova do Encceja 2020 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) foi realizada no último final de semana, sábado (28) e domingo (29). Quem não pôde realizar a avaliação devido a problemas logísticos ou apresentou sintomas de doenças infectocontagiosas, como a covid-19. Os candidatos interessados têm até a próxima sexta-feira (03) para pedir a reaplicação da prova. O pedido deve ser feito por meio do site do Encceja

As provas reaplicadas estão agendadas para os dias 13 e 14 de outubro. Para participar das avaliações, os candidatos devem comprovar o motivo da ausência e cada caso será avaliado individualmente. 

Quem teve alguma doença infectocontagiosa, o edital aponta quais doenças serão consideradas válidas para fazer a prova em outubro. As enfermidades são os sintomas de covid-19, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela.

No momento da solicitação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, documento legível que comprove a condição. É necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código da Classificação Internacional de Doença (CID10), além da assinatura e da identificação do profissional que realizou o diagnóstico, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Já quem alega problemas logísticos, o candidato deve comprovar as situações que são relatadas no edital. Situações como desastres naturais ou falta de energia elétrica que prejudicaram a aplicação do exame, por exemplo, são alguns dos contextos que permitem a solicitação. Nessas situações, a pessoa deverá descrever o que aconteceu, por meio do sistema Encceja. O Inep também receberá documentos que comprovem o ocorrido e analisará cada caso.

O que é o Encceja?

O Encceja é um exame destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Mais de 1,6 milhão de pessoas confirmaram a participação nesta edição de 2020; dessas, 297.543 em busca da certificação para o ensino fundamental e 1.310.593, para o ensino médio. A reaplicação ocorrerá nas mesmas datas do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2020.

*trechos com informações da Agência Brasil

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.