MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inflação em fevereiro atinge todas as faixas de renda, mas impacta mais os ricos

Inflação em fevereiro afetou todas as faixas de renda, com destaque para a classe média alta. Alimentos foram os principais vilões para as classes de renda baixa

Queda nas passagens aéreas proporcionou um alívio significativo para a inflação
Queda nas passagens aéreas proporcionou um alívio significativo para a inflação - Freepik
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/03/2024, às 18h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A inflação em fevereiro atingiu todas as faixas de renda, com as famílias de renda média alta sofrendo o maior impacto, conforme o Indicador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No período de janeiro para fevereiro, a inflação na faixa de renda média alta registrou um aumento de 0,88%, enquanto a classe de renda muito baixa teve a menor inflação, de 0,78%.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

 No acumulado de 12 meses até fevereiro, as famílias de renda muito baixa apresentaram a menor taxa de inflação, com 3,56%, enquanto a faixa de renda alta teve a taxa mais elevada, atingindo 5,44%.

Queda nas passagens aéreas proporcionou um alívio significativo para a inflação

Em fevereiro, as famílias com rendas mais baixas foram mais afetadas pelo aumento nos preços dos alimentos no domicílio, especialmente em itens essenciais como arroz, feijão, batata, cenoura, ovos e leite. Além disso, os reajustes nas tarifas de ônibus urbano e transporte público por integração contribuíram para a pressão inflacionária nesses segmentos.

Por outro lado, as famílias de renda média, média alta e alta enfrentaram pressões inflacionárias, principalmente no grupo de educação, devido ao aumento das mensalidades escolares. Apesar dos reajustes nos preços da gasolina e do etanol, que também afetaram esses extratos de renda, a queda nas passagens aéreas proporcionou um alívio significativo para a inflação nesses grupos.

Esses dados refletem as diferentes dinâmicas inflacionárias enfrentadas por diferentes grupos sociais, destacando a importância de políticas econômicas que considerem as necessidades e vulnerabilidades de cada faixa de renda.

 + Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.