MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inflação recua em quatro capitais brasileiras; Saiba onde os preços estão mais baixos

Apesar da inflação semanal ter diminuído na maioria das capitais pesquisadas, o IPC-S nacional apresentou mais um movimento de alta

Moedas e calculadora
Moedas e calculadora - Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 04/07/2022, às 10h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A inflação diminuiu em quatro capitais brasileiras. Será que a alta recorrente nos preços finalmente será freada? Continue neste artigo do JC Concursos para entender a tendência de queda nos preços nas principais cidades brasileiras.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), que mede a inflação semanal, apresentou perda de força em quatro grandes municípios do Brasil da passagem de maio para junho. Pelo menos é o que revela o FGV-Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

+Tem dívidas com o Fies? Governo federal libera renegociação com descontos de até 92%

A maior queda foi observada no Rio de Janeiro, cuja inflação recuou de 0,51% para 0,46%, uma queda de 0,05%. As outras quedas foram em Recife (-0,27 ponto percentual, ao passar de 1,28% para 1,01%), São Paulo (-0,23 ponto percentual, ao passar de 0,54% para 0,31%), Salvador (-0,09 ponto percentual, ao passar de 1,15% para 1,06%).

Embora a notícia seja boa para essas cidades, o IPC-S nacional cresceu 0,17%, cuja taxa passou de 0,50% para 0,67% em junho. 

O crescimento da inflação semanal foi impulsionado pela alta das outras três capitais pesquisadas pelo FGV-Ibre. A maior alta foi encontrada em Brasília, em que a taxa passou de uma deflação de 0,14% para 1,19%. Também teve alta em Belo Horizonte (0,80 ponto percentual, ao passar de 0,12% para 0,92%) e Porto Alegre (0,58 ponto percentual, ao passar de 0,34% para 0,92%).

Confira abaixo a tabela com a taxa de variação da inflação semanal:

Tabela da inflação semanal do mês de junho
Divulgação FGV-Ibre

O IPC-S é calculado com base em preços coletados semanalmente em sete das maiores cidades do país.

*com informações do FGV-Ibre

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.