A rabdomiólise pode ocorrer com qualquer atividade intensa, incluindo crossfit, funcional, futebol e musculação. Especialistas alertam para a importância da orientação profissional
A influenciadora Kamila Rigobeli compartilhou em suas redes sociais um episódio preocupante após uma única aula experimental de spinning, que resultou em sua internação na UTI. Kamila sofreu os efeitos tóxicos do exercício intenso, levando-a a desenvolver rabdomiólise, uma condição causada pela reação do corpo a uma lesão muscular grave.
No vídeo postado, Kamila conta que, após a aula, sentiu desconforto imediato, seguido por intensa dor nos dias seguintes. A situação a levou à internação, destacando a importância do preparo físico antes de se submeter a atividades intensas.
Ver essa foto no Instagram
A médica do esporte do Espaço Einstein, Karina Hatano, explicou ao g1 que a rabdomiólise ocorre quando a lesão muscular é tão significativa que o organismo não consegue metabolizar as enzimas geradas, resultando em uma quantidade excessiva da substância. Isso pode levar a uma insuficiência renal aguda, com a necessidade de diálise ou, em casos extremos, à morte.
LEIA TAMBÉM
A condição não é exclusiva de atletas e pode afetar qualquer pessoa, dependendo do condicionamento físico e da exposição a atividades intensas. No entanto, pessoas sedentárias e iniciantes estão mais vulneráveis, uma vez que atletas geralmente têm acompanhamento profissional para monitorar o desgaste do corpo.
O médico Fabrício Buzatto, membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exército e do Esporte (SBMEE), ressaltou ao g1 que a rabdomiólise pode ocorrer com qualquer atividade intensa, incluindo crossfit, funcional, futebol e musculação, quando realizadas sem o devido preparo, alimentação e hidratação adequada.
Os especialistas alertam para a importância da orientação profissional e do acompanhamento do condicionamento físico antes de se envolver em atividades intensas, destacando que a falta de preparo pode expor o corpo a uma intensidade para a qual não está adequadamente preparado.
Os sintomas da rabdomiólise podem variar conforme a gravidade da lesão. Os mais comuns são:
A melhor maneira de prevenir a rabdomiólise é se preparar adequadamente antes de iniciar atividades físicas intensas. Isso inclui:
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.