MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Inscrição Sisu 2023: prazo acaba hoje (24); Saiba usar nota do Enem para fazer faculdade

Quem quer utilizar a nota para fazer faculdade de graça deve ficar atento porque encerra hoje (24) o prazo de inscrição no Sisu 2023 do primeiro semestre

Estudantes universitários com beca e canudo de formatura
Estudantes universitários com beca e canudo de formatura - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/02/2023, às 11h09

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O resultado com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022 foi divulgado em 13 de fevereiro pelo Ministério da Educação (MEC). Quem quer utilizar a nota para fazer faculdade de graça deve ficar atento porque encerra hoje (24) o prazo de inscrição no Sisu 2023 do primeiro semestre.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é dedicado a selecionar estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior em todo o país. Ele reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo MEC, todas as vagas ofertadas por essas entidades.

Esta primeira edição do Sisu 2023 disponibiliza 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. As vagas ofertadas pelo programa são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada universidade pública.

Além da reserva de vagas, para negros, por exemplo, a ação inclui a aplicação de bônus sobre a nota de quem atende aos critérios especificados. Confira abaixo quem pode participar e como se inscrever.

Como fazer a inscrição no Sisu 2023?

Só poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu o candidato que tenha participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. Vale ressaltar que o estudante que fez o Enem apenas na condição de treineiro não pode se inscrever.

É possível escolher até duas opções de curso. São selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição os melhores classificados, de acordo com a nota obtida na edição mais recente do Enem, até o limite máximo da oferta de vagas, por curso e modalidade de concorrência.

A inscrição deve ser feita de forma online no site do Sistema de Seleção Unificada. Ao acessar o site do Sisu, o candidato deve selecionar a opção "Fazer inscrição" para ser redirecionado à página de login do Sistema. Para quem já tem uma conta no “Login Único" do Governo Federal, meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais, basta inserir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha. Caso contrário, é necessário criar uma conta gov.br.

Etapas da seleção

O processo seletivo do Sisu é constituído de uma única chamada. Após as inscrições e divulgação das notas de corte, o candidato selecionado deverá realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado por meio do Sisu, na chamada regular, no período de 2 a 8 de março.

É preciso, ainda, observar os dias, os horários e os locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. Além disso, o estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

Quem manifestar interesse pela lista de espera deverá indicar apenas um dos dois cursos, escolhidos anteriormente, para concorrer em sua inscrição ao Sisu. O MEC informa que é de exclusiva responsabilidade da instituição publicar, em suas páginas eletrônicas, na internet, a lista de espera, por curso, turno, local de oferta e modalidade de concorrência.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.