MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições abertas para o vestibular da Fatec para segundo semestre; Saiba tudo

Fatecs abre a partir de hoje (16) as inscrições para vestibular da Fatec com oferta total de 14.406 vagas, 5.100 delas para candidatos do Provão Paulista

Aluno realiza prova
Aluno realiza prova - Governo de São Paulo
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/04/2024, às 18h34

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As oportunidades de ingresso nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o segundo semestre iniciaram, abrindo portas para o ensino superior tecnológico gratuito. A partir desta terça-feira (16), os interessados têm até 7 de junho, às 15h, para realizar suas inscrições, exclusivamente pelo site vestibularfatec.com.br.

Este processo seletivo, gerido pelo Centro Paula Souza (CPS), oferta um total de 14.406 vagas, com mais 5.109 reservadas para candidatos do Provão Paulista. Isso significa um conjunto de 19.515 vagas disponíveis para a formação profissional gratuita de nível superior.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Os cursos oferecidos pelas Fatecs são abrangentes, atualizados e adaptados às demandas do mercado de trabalho. Com 92 opções entre cursos presenciais e à distância (EaD), distribuídos em várias regiões do estado de São Paulo, os candidatos têm uma vasta gama de escolhas para alinhar sua formação com as necessidades do mundo profissional.

Este semestre traz ainda mais novidades, com a inauguração de duas novas Fatecs em Itapevi e Atibaia, ambas com turmas noturnas. A Fatec Itapevi oferecerá 35 vagas para o curso superior de tecnologia em Gestão da Qualidade, enquanto a Fatec de Atibaia disponibilizará 35 vagas para o curso superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma.

Além disso, algumas Fatecs estão implantando novos cursos para ampliar ainda mais as oportunidades de formação:

  • Fatec Cruzeiro: Gestão Hospitalar, com 40 vagas no período matutino;
  • Fatec Franco da Rocha: Desenvolvimento de Software Multiplataforma, também com 40 vagas no período matutino.

Essas iniciativas destacam o compromisso das Fatecs em oferecer uma educação de qualidade alinhada às necessidades do mercado e acessível a todos os interessados.

+ Governo prepara proposta para encerrar greve dos servidores da Educação

Saiba como se inscrever 

Para participar do vestibular das Fatecs, é necessário atender ao requisito de ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio, ou equivalente, e poder comprovar a conclusão do curso no momento da matrícula.

O processo de inscrição requer acesso ao site www.vestibularfatec.com.br, onde o candidato deve preencher os dados solicitados, incluindo o relatório socioeconômico, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 90.

O pagamento pode ser feito em dinheiro, em uma agência bancária, ou através de internet banking ou cartão de crédito, utilizando a ferramenta getnet disponível no site do vestibular.

Durante a inscrição, é necessário indicar um curso como primeira opção e, se desejar, escolher um segundo curso em qualquer Fatec e período disponíveis. As informações sobre os cursos, vagas, períodos e unidades participantes podem ser encontradas no Manual do Candidato e no site oficial do processo seletivo.

É responsabilidade exclusiva do candidato garantir o correto preenchimento da ficha de inscrição, o envio dos documentos necessários e o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Para aqueles que precisarem, as Fatecs oferecem computadores e acesso à internet para auxiliar na realização da inscrição. Os interessados devem entrar em contato com a unidade para obter informações sobre disponibilidade de datas e horários.

Sistema de cotas 

O Sistema de Pontuação Acrescida, implementado pelo Centro Paula Souza, oferece um acréscimo de pontos à nota final do exame, sendo 3% para estudantes afrodescendentes e 10% para aqueles que completaram o Ensino Médio integralmente na rede pública nacional. Para os candidatos que se enquadram em ambas as categorias, o bônus totaliza 13%.

É fundamental que o candidato verifique na Portaria do Processo Seletivo se tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser efetuada e a vaga será perdida caso as informações não atendam plenamente às condições estabelecidas.

Candidatos com deficiência que necessitam de condições especiais para realizar a prova devem indicá-las na ficha de inscrição e enviar o laudo médico emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, através do link específico na Área do Candidato, até as 15 horas do dia 7 de junho.

Quanto aos candidatos transgênero que desejam ser tratados pelo nome social, é necessário informar o nome social completo no momento da inscrição, em um campo designado para tal.

Se o nome social não for informado durante a inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Além disso, é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.