MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas são prorrogadas; saiba mais

O Concurso Internacional de Redação de Cartas está inserido na programação de escolas públicas e privadas do país; Prémio é de R$ 10,5 mil em dinheiro

O Concurso Internacional de Redação de Cartas é dividido em três fases: escolar, estadual e nacional.
O Concurso Internacional de Redação de Cartas é dividido em três fases: escolar, estadual e nacional. - Freepik

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 21/03/2022, às 19h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Foram prorrogadas até sexta-feira (25) as inscrições para o 51º edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas promovido pela União Postal Universal, uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU). A competição tem como objetivo incentivar a escrita e a alfabetização através da arte das letras, além estimular crianças e jovens a expressarem a criatividade e a desenvolverem competências linguísticas. Podem se inscrever estudantes de escolas públicas e privadas de até 15 anos de idade.

Este ano, o concurso tem como tema: “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática". Os estudantes interessados podem se inscrever através do site.

Tradicionalmente, a competição está inserida nos calendários acadêmicos de diversas instituições de ensino que se solidarizam com os esforços de gestores, professores, alunos e pais como forma de superar as dificuldades de todos os hábitos de vida no Brasil e no mundo.

+++Setor de supermercados gerou mais empregos no Brasil durante pandemia, mostra pesquisa; confira

Entenda como funciona o concurso

O Concurso Internacional de Redação de Cartas é dividido em três fases: escolar, estadual e nacional. Para participar, as escolas devem escolher as duas melhores redações entre seus alunos para representá-las na fase estadual.

A melhor de cada estado concorre ao prêmio nacional, e a carta vencedora vai representar o Brasil na fase internacional. Estudantes de até 15 anos podem participar. Os três melhores textos do país e as escolas onde cada aluno estuda serão premiados, em até R$10,5 mil em dinheiro, além de troféus e certificados.

O Brasil já conquistou três medalhas de ouro nas competições internacionais em 1972, 1988 e 2006. Nos resultados gerais, o país fica atrás apenas da China, que conquistou cinco medalhas de ouro.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.