MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Inscrições para o Prouni 2022 iniciam na próxima semana; saiba como se inscrever

A 1ª chamada do Prouni 2022 já será realizada no dia 08 de agosto e a segunda no dia 22

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/07/2022, às 10h05

None
Divulgação
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Se você fez o Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) e não conseguiu uma vaga via Sisu 2022 (Sistema de Seleção Unificado), saiba que você ainda poderá estudar em uma instituição de ensino superior ainda neste semestre. Na próxima segunda-feira (01), abrem as inscrições para o Prouni 2022 (Programa Universidade para Todos) no segundo semestre.

O Prouni oferece bolsas de estudos integrais ou parciais (50%) em universidades particulares. Para participar do programa, é preciso que o estudante tenha feito o Enem e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

Se você está interessado é preciso ficar atento pois as inscrições também se encerram na semana que vem. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.

Entre no site da página oficial do Prouni para tirar qualquer dúvida sobre o processo seletivo. 

Prouni: Processo seletivo tem novidades para o segundo semestre

Uma das principais novidades do processo seletivo no segundo semestre é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são: ampla concorrência e ações afirmativas. Logo, a seleção terá uma ordem de prioridade para a classificação dos candidatos inscritos de acordo com cada modalidade. 

Além disso, outra mudança do Prouni é relacionado à origem escolar do estudante. A classificação irá verificar a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem e, segundo o Edital, priorizada a seguinte ordem:

  • professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; e
  • estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.