MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Instituto Butantan identifica nova variante da Covid-19 em São Paulo

De acordo com o Instituto Butantan, a variante da Covid-19 foi encontrada em uma mulher de 59 anos, na capital de São Paulo. Entenda o que é uma variante

Variante da Covid-19: vírus da doença
Variante da Covid-19: vírus da doença - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 17/05/2022, às 17h05

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O vírus original causador da doença covid-19 é o SARS-CoV-2, que foi identificado inicialmente na China e provocou a pandemia. Porém, a partir dele surgiram diversas linhagens, sublinhagens e variantes recombinantes. Quanto mais o vírus se espalha, mais ele tende a sofrer mutações. Esse mudança da estrutura inicial do vírus é denominada variante da Covid-19. O Instituto Butantan acaba de identificar uma nova variante recombinante em São Paulo: a XG.

A variante recombinante é uma cepa que surge quando há uma mistura ou recombinação de material genético de duas ou mais linhagens ou sublinhagens do vírus. A XG é uma variante recombinante das linhagens BA.1 e BA.2 da cepa Ômicron. Atualmente, em todo o mundo, já foram detectadas variantes que vão de XD até XW.

De acordo com o Instituto Butantan, a variante da Covid-19 XG foi encontrada em uma mulher de 59 anos, moradora do bairro da Penha, na capital de São Paulo. Não há informações sobre os sintomas nem se a paciente estava vacinada ou se ela tem histórico de viagem. Por enquanto, a maior volume de registros dessa variante foi registrado na Dinamarca.

Contudo, não há motivos para preocupação sobre sua disseminação. “Todas as variantes recombinantes ainda necessitam de mais atenção nesta questão de disseminação. Há no mundo apenas 205 sequências da XG e isso é pouco em relação à população mundial e ao número de variantes que estão circulando”, disse Gabriela Ribeiro, que trabalha com bioinformática na Rede de Alerta de Variantes do Instituto Butantan, em nota divulgada pelo instituto.

+Quarta parcela do IPVA SP vence nesta terça (17) para grupo de veículos; confira

Outros casos de variante da Covid-19 e SP

Não é a primeira vez que uma variante recombinante é identificada no Estado de São Paulo. Este foi o terceiro caso, pois já foram detectadas as variantes XE e XQ. O primeiro foi detectado em março, em um homem de 39 anos que estava com o esquema vacinal completo. As amostras identificaram que ele tinha a variante XE. Não havia histórico de viagem ao exterior nem de contato com pessoas que estiveram em outros países. Os sintomas apresentados foram leves.

Em abril foi registrado mais um caso, dessa vez da variante recombinante XQ, que surgiu a partir de uma mistura da sublinhagem BA.1.1 e linhagem BA.2. Ela foi identificada em um casal de São Paulo que ainda não tinha tomado a terceira dose da vacina. Eles tiveram sintomas comuns da covid-19, como febre, dores de cabeça, no corpo e na garganta. Também não havia histórico de viagem.

+Senado aprova dedução do IR na compra de medicamentos; saiba mais

Vidas afetadas pela Covid-19

Seja com o vírus original ou com a variante da Covid-19, essa doença já infectou e tirou a vida de milhões de pessoas. Os dados mais atuais indicam que:

No Mundo

  • 522 milhões foram contaminadas;
  • 6,2 milhões faleceram em decorrência da Covid-19;
  • 4,6 bilhões de pessoas foram totalmente vacinadas (ciclo completo);
  • 11,3 bilhões de doses de vacina foram aplicadas.

No Brasil

  • 30,7 milhões de casos registrados;
  • 665 mil mortes provocadas pela doença;
  • 165 milhões de pessoas totalmente vacinadas;
  • 435 milhões de doses aplicadas no país.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.