MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Internet para quem pode: maior parte da população brasileira sofre com conexão precária

Estudo identificou disparidades, com índices mais baixos entre pretos e pardos, classes sociais mais baixas, regiões Norte e Nordeste e áreas rurais

Homens apresentaram melhores índices que mulheres, e idosos são os mais vulneráveis à exclusão digital
Homens apresentaram melhores índices que mulheres, e idosos são os mais vulneráveis à exclusão digital - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/04/2024, às 20h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um estudo inédito realizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) revelou que apenas 22% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade possuem condições satisfatórias de conectividade, apesar do acesso à internet estar quase universalizado no país.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O levantamento, que analisou variáveis como custo da conexão, diversidade de dispositivos, tipo e velocidade de conexão, e frequência de uso da internet, estabeleceu diferentes níveis de conectividade significativa em uma escala de 0 a 9.

Os índices mais baixos de conectividade foram identificados entre grupos específicos, incluindo pretos e pardos, indivíduos das classes D e E, residentes nas regiões Norte e Nordeste, e habitantes de cidades menores. Por exemplo, apenas 11% dos moradores da região Norte e 10% da região Nordeste alcançaram a faixa mais alta de conectividade significativa (score entre 7 e 9 pontos), enquanto 44% e 48%, respectivamente, estão na faixa mais baixa (0 a 2 pontos).

Além disso, a pesquisa revelou disparidades significativas com base no gênero e faixa etária. Homens apresentaram melhores índices de conectividade do que mulheres, com 28% na faixa mais alta e 31% na faixa mais baixa. Enquanto isso, apenas 17% das mulheres estão na faixa mais alta e 35% na mais baixa.

Quanto à idade, idosos (60 anos ou mais) são os mais vulneráveis à exclusão digital, com 61% apresentando scores baixos de conectividade significativa. Os resultados também desmentiram a ideia de que os mais jovens têm automaticamente melhores indicadores de conectividade, com apenas 16% dos usuários entre 10 e 15 anos e 24% entre 16 e 24 anos na faixa mais alta.

Os níveis mais elevados foram observados entre os grupos etários de maior incidência no mercado de trabalho (entre 25 e 44 anos).

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.