Produção de leite no estado é especialmente significativa a partir de abril. Falta de energia e de combustível agrava a situação, resultando em dificuldades logísticas e perdas na produção
As chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul estão deixando marcas profundas em diversos setores econômicos, com o segmento lácteo emergindo como um dos mais impactados, conforme apontado por um recente relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-Esalq/USP).
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O relatório revela que o impacto das chuvas se estende por toda a cadeia produtiva, desde a produção até a logística, resultando em uma possível disparidade nos preços ao produtor e indicando uma tendência de alta nos próximos meses.
"Observamos laticínios que tiveram que parar suas operações devido a danos estruturais, falta de energia elétrica ou dificuldades para coletar o leite cru das fazendas", descreve o relatório. Essa crise no setor lácteo pode se refletir na inflação ao consumidor ao nível nacional, de acordo com estrategista de inflação.
LEIA TAMBÉM
A produção de leite no estado é especialmente significativa a partir de abril, suprindo a demanda das regiões Sudeste e Centro-Oeste durante a entressafra. No entanto, as dificuldades logísticas estão comprometendo o abastecimento não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em outros estados.
A falta de energia é apontada como um dos principais obstáculos, afetando tanto a produção nas fazendas quanto o processamento nas indústrias lácteas. A interrupção no fornecimento de combustível também agrava a situação, com relatos de refinarias inacessíveis e distribuidoras fechadas.
Os bloqueios nas estradas estão dificultando ainda mais a circulação de insumos essenciais, o que pode resultar em racionamento e menor produção devido à má alimentação do gado e até mesmo descarte de leite.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.