MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Inundações no RS ameaçam produção de leite e podem levar a alta de preços

Produção de leite no estado é especialmente significativa a partir de abril. Falta de energia e de combustível agrava a situação, resultando em dificuldades logísticas e perdas na produção

Crise no setor lácteo pode se refletir na inflação ao consumidor ao nível nacional
Crise no setor lácteo pode se refletir na inflação ao consumidor ao nível nacional - Foto: Stephanie Dias
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/05/2024, às 16h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

As chuvas que assolam o estado do Rio Grande do Sul estão deixando marcas profundas em diversos setores econômicos, com o segmento lácteo emergindo como um dos mais impactados, conforme apontado por um recente relatório do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-Esalq/USP).

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

O relatório revela que o impacto das chuvas se estende por toda a cadeia produtiva, desde a produção até a logística, resultando em uma possível disparidade nos preços ao produtor e indicando uma tendência de alta nos próximos meses.

"Observamos laticínios que tiveram que parar suas operações devido a danos estruturais, falta de energia elétrica ou dificuldades para coletar o leite cru das fazendas", descreve o relatório. Essa crise no setor lácteo pode se refletir na inflação ao consumidor ao nível nacional, de acordo com estrategista de inflação.

A produção de leite no estado é especialmente significativa a partir de abril, suprindo a demanda das regiões Sudeste e Centro-Oeste durante a entressafra. No entanto, as dificuldades logísticas estão comprometendo o abastecimento não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em outros estados.

A falta de energia é apontada como um dos principais obstáculos, afetando tanto a produção nas fazendas quanto o processamento nas indústrias lácteas. A interrupção no fornecimento de combustível também agrava a situação, com relatos de refinarias inacessíveis e distribuidoras fechadas.

Os bloqueios nas estradas estão dificultando ainda mais a circulação de insumos essenciais, o que pode resultar em racionamento e menor produção devido à má alimentação do gado e até mesmo descarte de leite.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.