MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

IPTU 2024 São Paulo: Veja como consultar e pagar valor pela internet

Os contribuintes de SP já podem consultar e pagar os valores do IPTU 2024 São Paulo; procedimento deve ser realizado nos canais oficiais da prefeitura

Contribuintes já podem consultar e pagar os valores do IPTU 2024 São Paulo
Contribuintes já podem consultar e pagar os valores do IPTU 2024 São Paulo - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/01/2024, às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os habitantes de São Paulo já têm à disposição a consulta online dos valores do IPTU 2024 São Paulo para este ano, possibilitando o pagamento à vista ou da primeira parcela. 

A consulta, iniciada nesta segunda-feira (15/1), deve ser realizada exclusivamente nos canais oficiais da Prefeitura de São Paulo, acessando o link www.prefeitura.sp.gov.br/iptu2024 e selecionando a opção "Consulta da Emissão Geral e 2ª Via do IPTU".

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Notificações e vencimento da primeira parcela

A distribuição das notificações impressas do IPTU 2024 iniciou na última quinta-feira (18). Dependendo da data de vencimento, que pode ser conferida no calendário disponível, as notificações continuarão sendo enviadas até 15 de fevereiro.

 O vencimento da primeira parcela ou cota única para todos os contribuintes com imposto a pagar ocorrerá em fevereiro, exceto para aqueles que optaram pelo envio para administradoras, com vencimento em 20 de março. As notificações para os contribuintes isentos serão postadas a partir de 26 de fevereiro.

Diferentemente dos anos anteriores, em 2024 não haverá o envio mensal de boletos para os contribuintes que não efetuarem o pagamento à vista. Inicialmente, os contribuintes receberão a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela.

Aqueles que optarem pelo parcelamento receberão posteriormente, em um único formulário, todos os boletos para pagamento das parcelas seguintes, que podem ser quitados mensalmente conforme os vencimentos de cada parcela.

Saiba os descontos para quem pagar à vista 

Optando pelo pagamento à vista, os contribuintes desfrutarão de um desconto de 3% sobre o valor total do tributo. Além da economia, essa opção evita possíveis esquecimentos de pagamento das parcelas mensais, que acarretariam acréscimos moratórios.

Saiba como pagar o IPTU 2024 São Paulo 

Em 2024, além das opções tradicionais de pagamento do IPTU, os moradores de São Paulo têm a novidade de poder utilizar o sistema PIX para quitar o tributo. Para emitir a guia de pagamento com o código correspondente, o contribuinte deve acessar exclusivamente o endereço iptu.prefeitura.sp.gov.br

Quem optar pelo pagamento com PIX deve seguir algumas orientações específicas, como emitir a guia de pagamento pela página oficial da Secretaria Municipal da Fazenda, constar a Secretaria Municipal da Fazenda como beneficiário do pagamento, com CNPJ: 46.392.130/0001-18, e a instituição emissora do QR Code sendo o Banco Bradesco S/A.

O pagamento do IPTU 2024 São Paulo também pode ser efetuado nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados, sem a necessidade do documento impresso, apenas com o número de cadastro do imóvel obtido nas notificações do IPTU. 

Além disso, os guichês de caixa e as lotéricas são opções para pagamento, exigindo o documento impresso. Para maior comodidade, o IPTU também pode ser pago por débito automático. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.