MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

IRPF 2022: Receita abre consulta ao lote de restituição nesta semana; veja

Receita federal abre consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF 2022 nesta semana; saiba como realizar o procedimento e veja quem recebe primeiro

Receita Federal abre consulta ao primeiro lote da restituição do IRPF 2022
Receita Federal abre consulta ao primeiro lote da restituição do IRPF 2022 - Agência Brasil

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 23/05/2022, às 14h37

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os contribuintes precisam ficar atentos ao prazo final da declaração do IRPF 2022, que segue até 31 de maio. O cronograma de pagamento da restituição não foi alterado, mesmo com a mudança da data da entrega do IR. Saiba detalhes e veja como consultar. 

O cronograma libera os primeiros lotes de restituição no dia do encerramento do prazo do IRPF 2022. Os contribuintes que entregam a declaração primeiro recebem a restituição no primeiro lote. No entanto, as pessoas com deficiência ou doenças graves e professores têm preferência no pagamento. 

As declarações que precisam ser alteradas passam a valer a data de retificação no sistema, com isso, a posição da fila da restituição irá mudar e, consequentemente, o contribuinte não receberá nos primeiros lotes. 

++++ Aprenda a consultar a restituição do Imposto de Renda 2022; veja

Receita abre consulta ao primeiro lote do IRPF 2022; saiba mais 

A Receita Federal abre consulta a partir das 10h, desta terça-feira (24), ao primeiro lote de restituição do IRPF 2022, este mesmo lote também contempla as restituições residuais dos anos anteriores. Ao todo, serão contemplados 3.383.969 contribuintes, com o crédito de R$ 6,3 bilhões.

O primeiro lote é destinado para os contribuintes que têm prioridade legal, como os 226.934 contribuintes idosos acima de 80 anos, 2.305.412 contribuintes entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 contribuintes em que a maior fonte de renda seja o magistério. 

Saiba como consultar a restituição do IRPF 2022; veja 

Para ter acesso a consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta  e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

Afinal, como é realizado o pagamento da restituição?

O pagamento da restituição do IRPF 2022 é realizado na conta bancária que foi informada no momento da declaração do IR. No caso do crédito não realizado, os valores irão ficar disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O cidadão poderá reagendar o crédito dos valores no Portal BB, por meio do endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Nos casos em que os créditos não são resgatados no prazo máximo de até 1 ano, o contribuinte pode solicitar novamente o pagamento. O procedimento pode ser feito clicando aqui

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.