MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Itália entra na mira dos estudantes brasileiro, com bolsa auxílio acima de R$ 4,6 mil

Além da bolsa auxílio, o governo da Itália oferece isenção total das mensalidades e matrícula, seguro saúde e a possibilidade de ampliar a data limite do curso

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 23/05/2022, às 08h53

Bandeiras do Brasil e da Itália
Bandeiras do Brasil e da Itália - Pixabay
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Você sonha conhecer a Itália e ainda por cima ter a oportunidade de estudar no país? Essa pode ser a sua chance! O governo italiano está oferecendo bolsas de estudos para estudantes que não moram no país. 

O benefício é destinado para quem deseja fazer um programa de estágio, PhD ou pesquisa acadêmica. Além disso, há bolsas para graduação em artes, músicas e danças ou cursos para aprender a língua e a cultura italiana. 

Como o governo está oferecendo as oportunidades, todas as vagas são de instituições de ensino superior públicas. As bolsas têm duração de três a nove meses com a possibilidade de renovar a bolsa dependendo da modalidade do curso escolhido.

Em relação à bolsa em si, há um subsídio de 900 euros mensais, cerca de R$ 4.685,40, além do seguro saúde. Os bolsistas podem ter a isenção total no pagamento de mensalidades e taxas de matrícula, com exceção nos cursos de idioma e cultura italiana, mas que podem ter descontos nos custos.

As inscrições serão recebidas até o dia 09 de junho. 

Confira as opções de cursos para estudar na Itália

Como foi destacado no início do artigo, o governo italiano disponibilizou cinco opções para estudar na Itália. Veja quais são elas e como se inscrever nestes cursos.

Programas de mestrado

Com duração de 6 a 9 meses. Os cursos são para o programa de mestrado integral ou para o segundo ano do programa. Confira os critérios específicos do programa neste link

Cursos superiores em Artes, Música e Dança (AFAM)

Com duração de 6 a 9 meses. Os processos de admissão para os cursos podem variar conforme o instituto que o estudante deseja ingressar. Confira os critérios específicos do programa neste link. 

PhD

Com duração de 6 a 9 meses. Para se inscrever, é necessário comprovar ter qualificações necessárias para o programa escolhido e obter uma carta de admissão da universidade escolhida. 

Pesquisa

Com duração de 6 a 9 meses. As bolsas são para projetos de pesquisa realizados em instituições de pesquisa italianas (Conselho Italiano de Pesquisa - CNR, Instituto Nacional de Saúde Italiano - ISS, Instituto Nacional Italiano de Física Nuclear - INFN, Instituto Nacional Italiano de Astrofísica - INAF, The Instituto Italiano de Proteção e Pesquisa Ambiental - ISPRA, e outros), universidades, museus e arquivos públicos ou reconhecidos.

Para se inscrever nestes cursos é necessário submeter um projeto de pesquisa com o nome e contatos do orientador, e uma carta de admissão da universidade/instituto desejado. 

Cursos de língua e cultura italiana

Com duração de 3 meses. As bolsas são exclusivas para programas de universidades ou institutos culturais públicos italianos. Para se candidatar é necessário comprovar proficiência em italiano nível A2. Confira os critérios específicos do programa neste link

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.