A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (20). A ANTT autorizou a Itapemirim fazer viagens vendidas pelos próximos 30 dias; saiba mais
Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/04/2022, às 20h16
Todas as linhas de ônibus da empresa Itapemirim (ITA) foram suspensas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A decisão foi publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (20). O órgão regulador argumenta que o motivo da suspensão foram as dificuldades operacionais da Itapemirim, que precisaria fazer o cadastro de frotas compatíveis com as linhas.
A ANTT autorizou a realização de viagens vendidas pelos próximos 30 dias para evitar danos aos passageiros. De acordo com o órgão, a medida visa garantir a segurança e o atendimento adequado dos usuários, ressaltando que a Itapemirim deve ressarcir os passageiros quando assim solicitarem, ou fazer a transferência das passagens para outras empresas.
Até março deste ano a Itapemirim operava com 95 linhas de transporte rodoviário em 19 estados do país. Por enquanto, porém, com algumas linhas suspensas, a empresa passou a contar com 26 linhas de produção em 12 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba e Mato Grosso do Sul.
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O Grupo Itapemirim está em fase de recuperação judicial desde 2016. Além de 2,2 bilhões de reais em impostos, a empresa deve cerca de 253 milhões de reais a credores. Nesta semana, a Justiça de São Paulo ordenou o bloqueio dos bens do empresário Sidnei Piva de Jesus, que teria esbanjado bens da empresa e poderia prejudicar credores da empresa no processo de recuperação.
Em janeiro, funcionários da Itapemirim entraram em greve no Ceará para protestar contra o atraso no pagamento. Na Bahia, funcionários da empresa também paralisaram as atividades pelo mesmo motivo.
Em nota ao g1, a Itapemirim disse que “respeita, porém está adotando as medidas cabíveis”. A Itapemirim destacou que “cumpre rigorosamente todas as normas dos órgãos reguladores do transporte rodoviário e mantém sua linha de atuação, buscando sempre o atendimento de qualidade aos seus clientes”.
*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque
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