MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Lembra dela? Caderneta da Criança deve voltar a ser distribuída pelo governo federal

Suspensão da distribuição da caderneta ocorreu durante a pandemia de covid-19. Material inclui áreas para anotar dados de programas sociais, entre outros marcos do desenvolvimento

Ministério planeja capacitar profissionais da atenção primária para uso eficiente da caderneta
Ministério planeja capacitar profissionais da atenção primária para uso eficiente da caderneta - Governo Federal
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/10/2023, às 21h01

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Caderneta da Criança, instrumento que auxilia no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, pode voltar a ser distribuída pelo governo federal ainda este ano. A coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Sônia Venâncio, informou que o ministério está "em vias" de fechar contrato com uma empresa que ficará responsável pela impressão e distribuição da caderneta.

A suspensão da distribuição da caderneta ocorreu durante a pandemia de covid-19. A empresa com a qual o ministério havia firmado contrato, na época, alegou dificuldades para conseguir matéria-prima e, eventualmente, entrou em situação de desativação, o que causou o rompimento do contrato.

O material inclui áreas para anotar dados relativos a programas de assistência social, educação e percurso escolar, juntamente com seções mais minuciosas para registrar consultas de rotina e gráficos de desenvolvimento, destinados ao monitoramento de bebês prematuros.

Além de registrar o crescimento e desenvolvimento infantil, a Caderneta da Criança também fornece informações e orientações sobre uma série de temas importantes para a saúde e o bem-estar da criança, como aleitamento materno, alimentação saudável, prevenção de acidentes, educação infantil, direitos dos pais e da criança, uso de aparelhos eletrônicos e estímulo ao desenvolvimento infantil com afeto.

Ministério planeja capacitar profissionais da atenção primária para uso eficiente da caderneta

Ao longo dos últimos três anos, alguns estados e municípios chegaram a solicitar o arquivo da caderneta e arcaram com a impressão e distribuição. No entanto, segundo a coordenadora, muitas vezes, no intuito de reduzir os gastos, secretarias estaduais e municipais de saúde priorizam apenas as páginas onde são registradas as doses aplicadas na criança e os gráficos de crescimento, enquanto o conteúdo sobre desenvolvimento infantil não é contemplado.

"É uma perda muito grande", avalia Sônia. "O material, como um todo, foi formulado de forma a incentivar a participação da família no cuidado com a criança nos marcos do desenvolvimento infantil."

A coordenadora informou que o ministério planeja ainda capacitar profissionais da atenção primária para que a caderneta, uma vez retomada a distribuição, possa ser utilizada "em sua plenitude".

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.