MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Liberado! Saque do FGTS está disponível para trabalhadores DESTAS cidades

A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de até R$ 6,2 mil para mais trabalhadores. Veja quem tem direito

Celular com aplicativo do FGTS e notas de cem reais ao fundo
Celular com aplicativo do FGTS e notas de cem reais ao fundo - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/07/2023, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os trabalhadores residentes em três municípios brasileiros afetados por fortes chuvas e situações de calamidade. Os moradores de Jacuípe, em Alagoas (AL), e em dois Irmãos e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul (RS), agora têm a possibilidade de solicitar parte do saldo dao fundo.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, os trabalhadores das áreas afetadas em Jacuípe (AL) têm até o dia 7 de outubro de 2023 para fazer a solicitação. Já os moradores afetados de Dois Irmãos (RS) têm como prazo limite o dia 27 de setembro de 2023, enquanto os residentes em Novo Hamburgo (RS) têm até o dia 1º de outubro de 2023 para realizar o procedimento.

Só tem direito a efetuar o pedido do saque o trabalhador com saldo na conta do FGTS e que não tenha realizado nenhum resgate pelo mesmo motivo num período inferior a 12 meses. O valor máximo permitido para a retirada é de R$ 6.220,00, conforme ressaltou a Caixa.

+Receita paga 3º lote de restituição do IR para 5,6 mi de contribuintes nesta sexta-feira. Descubra se irá receber

Como pedir o saque do FGTS?

A solicitação do resgate pode ser facilmente feita por meio do aplicativo FGTS, na opção "Meus Saques", diretamente no celular, sem que o trabalhador precise se dirigir a uma agência da Caixa. Ao fazer o requerimento, é possível indicar uma conta da Caixa Econômica Federal, incluindo a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outra instituição financeira para receber os valores, sem custos adicionais.

Atualmente, um total de 22 municípios localizados nos estados do Acre, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão com o pagamento do Saque FGTS em vigor, em decorrência de situações de calamidade. A lista completa dos municípios contemplados e os prazos para solicitação podem ser encontrados no site oficial da Caixa.

O processo de solicitação do saque por calamidade é 100% digital e o aplicativo FGTS está disponível gratuitamente para download nas plataformas Android e iOS.

Confira as orientações:

  • Realizar o download do aplicativo FGTS e inserir as informações de cadastro;
  • Acessar a opção "Meus Saques" e selecionar "Outras situações de saque — Calamidade pública" e, em seguida, acessar a cidade afetada;
  • Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
  • Selecionar a opção para receber o valor em conta da Caixa ou de outro banco e enviar a solicitação;
  • Aguardar o prazo para a análise e crédito em conta. Caso o saque seja aprovado, o dinheiro será depositado em até cinco dias úteis.

+Você sabe quanto irá receber? Veja como calcular o Lucro do FGTS 2023

Quanto aos documentos, é importante esclarecer que, além da Carteira de Identidade, também são aceitos carteira de habilitação (CNH) e passaporte. O comprovante de residência em nome do trabalhador pode ser uma conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. 

Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
Para obter mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa Econômica Federal ou entrar em contato com a instituição pelo Fale Conosco no telefone 0800 726 0207.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.