MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Líder do PCC: Marcola é transferido para penitenciária de Brasília; entenda

Marcola havia sido transferido para Rondônia a pedido do governador afastado Ibaneis Rocha. De acordo com o ministro da Justiça, Marcola já está preso na unidade em Brasília

Marcola havia sido transferido para Rondônia a pedido do governador afastado Ibaneis Rocha
Marcola havia sido transferido para Rondônia a pedido do governador afastado Ibaneis Rocha - Sérgio Lima/AFP
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 26/01/2023, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O detento Marco Willians Herbas Camacho, também conhecido como Marcola, e um dos principais líderes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), precisou mudar de penitenciária. Conforme informou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, Marcola foi transferido na última quarta-feira (25) da penitenciária de Porto Velho, em Rondônia, para a unidade federal de Brasília.

A transferência de Marcola está relacionada com um suposto plano de fuga da unidade, de acordo com o ministro Flávio Dino. A operação de transferência foi coordenada pela Secretaria de Políticas Penais do Ministério da Justiça e realizada durante a tarde, sob forte esquema de segurança.

"A transferência foi feita de um presídio federal para outro, exatamente visando prevenir um suposto plano de fuga ou resgate desse preso. Portanto, essa operação se fez necessária para garantir a segurança da sociedade", afirma Dino. De acordo com o ministro, Marcola já está na capital do país.

+++ Telegram é multado por descumprir decisão judicial do STF de bloquear conta de deputado federal

Marcola havia sido transferido para Rondônia a pedido do governador afastado Ibaneis Rocha

Em março do ano passado, Marcola havia sido transferido para Rondônia. Ele estava preso justamente na penitenciária federal de Brasília. Na época, a transferência foi solicitada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, atualmente afastado do cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) após os ataques golpistas no dia 8 de janeiro na capital federal.

Marcola é apontado como chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que age dentro e fora dos presídios. O líder do PCC já havia passado pela penitenciária federal de Porto Velho em 2019 e acumula condenações que somam mais de 300 anos.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.