MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Lula anuncia relançamento de mais um programa social que deve beneficiar 500 mil famílias

O anúncio foi realizado em uma cerimônia na cidade de Parintins, no Amazonas. Lula lembrou que no governo anterior, foram atendidas 16 milhões de pessoas pelo programa

Mais de 3,6 milhões de famílias já foram beneficiadas com o acesso à energia elétrica
Mais de 3,6 milhões de famílias já foram beneficiadas com o acesso à energia elétrica - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 04/08/2023, às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o relançamento do Programa Luz para Todos em uma cerimônia realizada na cidade de Parintins, no Amazonas. O programa tem como objetivo levar energia elétrica para moradores da área rural, especialmente nas regiões remotas da Amazônia Legal e do Norte do país.

Em seu discurso, Lula ressaltou a importância de cuidar da Amazônia e de seu povo. Ele enfatizou que o governo está comprometido em proteger a região e garantir melhores condições de vida para os habitantes locais. O presidente também mencionou sua participação na próxima Cúpula da Amazônia, em Belém, onde os presidentes dos países amazônicos discutirão políticas de desenvolvimento sustentável para a região.

O Programa Luz para Todos visa fornecer energia elétrica para até 500 mil famílias até 2026, com um foco especial no combate à pobreza energética e no respeito à cultura de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

Lula destacou a importância da eletrificação para melhorar a qualidade de vida das pessoas e enfatizou que o governo está comprometido em expandir o acesso à energia elétrica para aqueles que ainda não têm. Ele lembrou que, em seu governo anterior, foram atendidas 16 milhões de pessoas, mas que ainda há desafios a serem superados.

+++ Por que o Copom não realizou um corte maior na taxa Selic? Entenda os motivos

Mais de 3,6 milhões de famílias já foram beneficiadas com o acesso à energia elétrica

Lula assinou outro decreto que trata das oportunidades de intercâmbio de energia elétrica entre o Brasil e seus países vizinhos. Atualmente, o Brasil já realiza intercâmbios internacionais com a Argentina, Uruguai e o Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Presidente também anunciou planos para recuperar a relação energética com a Venezuela. De 2001 a 2019, Roraima recebia energia elétrica através do Linhão de Guri, que conectava Boa Vista ao complexo hidrelétrico de Guri, em Puerto Ordaz. No entanto, em 2019, devido a uma série de apagões no país vizinho, o fornecimento foi interrompido e desde então, Roraima passou a depender de energia de termelétricas.

O novo decreto prevê a possibilidade de importação de energia para atender os sistemas isolados, com o objetivo de reduzir os gastos da Conta de Consumo de Combustível (CCC), que atingem a marca de R$ 12 bilhões em 2023. Esse valor representa quase 35% do total da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). A gradual substituição do sistema de energia acarretará uma redução nos custos da CCC, custeada por todos os consumidores de energia elétrica do país, estando inclusa nas contas de luz.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.