MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mães não gestantes de uniões homoafetivas terão direito à licença-maternidade

A decisão, baseada no caso de uma servidora pública de São Bernardo do Campo, SP, visa proteger a criança e estabelece que a mãe não gestante terá direito à licença

Entendimento do STF deverá ser aplicado por todos os tribunais do país
Entendimento do STF deverá ser aplicado por todos os tribunais do país - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 13/03/2024, às 19h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou hoje que mães não gestantes em uniões estáveis homoafetivas têm direito à licença-maternidade nos casos de inseminação artificial. A decisão foi tomada a partir do julgamento de um caso de uma servidora pública de São Bernardo do Campo (SP) que teve sua licença negada após dar à luz por inseminação artificial heteróloga.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Embora a legislação não abordasse explicitamente essa situação, o STF decidiu garantir o direito constitucional à proteção da criança, estendendo a licença-maternidade para a mãe não gestante.

O relator do processo, ministro Luiz Fux, destacou a importância de proteger mães adotivas e não gestantes em uniões homoafetivas, ressaltando que essas mulheres assumem todos os papéis e responsabilidades após a formação do novo vínculo familiar.

Entendimento do STF deverá ser aplicado por todos os tribunais do país

A decisão do STF também estabeleceu que, nos casos em que a mãe solicitar a licença de 120 dias, a companheira terá direito a uma licença de cinco dias, equiparando-se à licença-paternidade.

No entanto, o ministro Alexandre de Moraes divergiu do relator ao argumentar que, se ambas as parceiras são mulheres, ambas devem ter direito à licença-maternidade, evitando replicar modelos tradicionais de gênero.

Essa decisão terá impacto não apenas para servidores públicos, mas também para trabalhadoras da iniciativa privada que se encontrem em situações semelhantes. O entendimento do STF deverá ser aplicado por todos os tribunais do país, garantindo a igualdade de direitos para mães em uniões homoafetivas.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.