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Maioria dos brasileiros já caiu em fake news sobre produtos, política e saúde

Pesquisa também indicou que muitos acreditam que as fake news são distribuídas com o auxílio de robôs e inteligência artificial

Sentimento gerado ao ser enganado por fake news varia entre ingenuidade e raiva
Sentimento gerado ao ser enganado por fake news varia entre ingenuidade e raiva - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 01/04/2024, às 17h55

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Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, obtida com exclusividade pela Agência Brasil, revelou que quase 90% da população brasileira admitiu ter acreditado em conteúdos falsos em algum momento. Segundo o levantamento, oito em cada dez brasileiros já deram credibilidade a fake news, apesar de 62% confiarem na própria capacidade de discernir informações falsas de verdadeiras.

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As notícias falsas abordavam diversos temas, sendo que 64% eram relacionadas à venda de produtos, 63% a propostas em campanhas eleitorais, e 62% a políticas públicas, como vacinação. A pesquisa também mostrou que 57% acreditaram em conteúdos mentirosos sobre economia e 51% sobre segurança pública e sistema penitenciário.

O estudo, realizado entre os dias 15 e 20 de fevereiro com 1.032 pessoas com 18 anos ou mais, revelou que 65% dos entrevistados acreditam que as fake news são distribuídas com o auxílio de robôs e inteligência artificial. Além disso, oito em cada dez reconhecem a existência de grupos e pessoas pagas para produzir e disseminar notícias falsas.

Sentimento gerado ao ser enganado por fake news varia entre ingenuidade e raiva

Para muitos brasileiros, o maior risco da desinformação é a eleição de maus políticos (26%), seguido pela possibilidade de prejudicar a reputação de alguém (22%) e causar medo na população em relação à própria segurança (16%). A pesquisa também revelou que 12% veem como maior risco prejudicar os cuidados com a saúde.

O sentimento gerado ao ser enganado por uma fake news varia entre ingenuidade (35%), raiva (31%) e vergonha (22%). Um quarto da população (24%) admitiu já ter sido acusado de espalhar informações falsas por pessoas com diferentes pontos de vista.

O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, destaca a importância de medidas educativas para combater a disseminação de conteúdos mentirosos, enfatizando a necessidade de promover a educação midiática e verificar rigorosamente as fontes de informação para fortalecer a comunicação do país e garantir informações precisas e confiáveis à população.

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