Ministério da Saúde ampliou o prazo para as inscrições no Programa Mais Saúde com Agente até o dia 1º de julho; Saiba como se inscrever
O Ministério da Saúde ampliou o prazo para as inscrições no Programa Mais Saúde com Agente até o dia 1º de julho. São 180 mil vagas disponíveis para todo o Brasil, com o objetivo de aprimorar as habilidades dos agentes e fortalecer a atenção primária à saúde.
Até o momento, o programa já recebeu mais de 135 mil inscrições, sendo 99.769 de agentes comunitários de saúde (ACSs) e 35.540 de agentes de combate às endemias (ACEs). As inscrições podem ser feitas pelo site www.maissaudecomagente.ufrgs.br/inscrição.
📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp
O Mais Saúde com Agente visa aprimorar as competências dos agentes para:
LEIA TAMBÉM
O Ministério da Saúde ressalta que apenas as inscrições concluídas serão analisadas. Por isso, é fundamental verificar a mensagem final de validação do cadastro após a inscrição.
Em decorrência das inundações no estado, os agentes de saúde do Rio Grande do Sul terão um segundo momento de inscrição, com data a ser definida em breve.
O Programa Mais Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca fortalecer a atenção primária à saúde e garantir um atendimento mais humanizado e assertivo para a população brasileira.
+ Lula confirma: Aposentadoria continuará vinculada ao salário mínimo
Os Agentes Comunitários de Saúde desempenham um papel crucial na promoção da saúde e na prevenção de doenças dentro das comunidades. Suas principais responsabilidades incluem:
realizam visitas regulares às residências dos moradores para monitorar condições de saúde, identificar necessidades e fornecer orientações sobre cuidados básicos.
Além de promover campanhas de conscientização sobre temas de saúde, como vacinação, higiene, nutrição, e prevenção de doenças e acompanhar pacientes com doenças crônicas, assegurando que sigam corretamente os tratamentos prescritos e oferecendo suporte emocional.
Os Agentes de Combate às Endemias são responsáveis por controlar e prevenir surtos de doenças endêmicas, como dengue, zika, chikungunya, e outras doenças transmitidas por vetores. Suas funções incluem: realizam inspeções em áreas residenciais e públicas para identificar e eliminar criadouros de mosquitos e outros vetores.
E ainda utilizam larvicidas, inseticidas e outras medidas químicas e biológicas para controlar a população de vetores. Informam a população sobre a importância de eliminar focos de mosquitos e outras práticas preventivas, incentivando a participação ativa da comunidade.
Mantém registros detalhados das áreas inspecionadas, das ações realizadas e dos resultados obtidos, contribuindo para o planejamento de ações futuras e trabalham em parceria com outros profissionais de saúde e órgãos governamentais para implementar estratégias integradas de controle de endemias.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.