MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

MEC deve ofertar mais de 5 mil vagas EaD para ensino superior; saiba tudo

Lançado nesta segunda-feira (20) pelo MEC, o Reuni Digital, irá ofertar mais de 5 mil vagas EaD para o ensino superior em universidades do país; veja

Um homem estuda de frente ao computador
Um homem estuda de frente ao computador - Canva - MEC deve ofertar mais de 5 mil vagas EaD

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/06/2022, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A pandemia de covid-19 mudou o modo de pensar a educação pública no país, vários cursos universitários na modalidade presencial, tiveram que se adaptar a educação a distância (EaD). Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira (20) o Programa para Expansão da EaD nas Universidades Públicas Federais – Reuni Digital. Saiba tudo. 

Durante a cerimônia de lançamento, que aconteceu em Brasília, o secretário de educação superior do MEC, disse que além de ampliar o acesso ao ensino superior, o programa tem o intuito de fomentar a permanência dos estudantes da educação superior, ao disponibilizar o modelo de curso em EaD

+++ Varíola dos macacos: primeiro brasileiro com a doença recebe alta; veja o estado dele

MEC deve ofertar mais de 5 mil vagas EaD para ensino superior

De acordo com o MEC, ao todo, serão ofertadas 5.020 novas matrículas por ano. Também foi assinada uma portaria, durante a cerimônia, pelo ministro da Educação, Vitor Godoy, para criação de 152 novos cargos de docentes no programa. Esses profissionais irão atuar em 14 cursos de graduação, que serão ofertados  no âmbito das universidades federais em diferentes regiões do país.

Ainda de acordo com o ministro, o programa Reuni Digital tem como metas, a ampliação da participação proporcional de grupos desfavorecidos na educação superior; a consolidação e ampliação de novos programas e ações de incentivo e mobilidade estudantil; a institucionalização dos programas de educação a distância; e a capacitação de professores, técnicos de informática e técnicos administrativos para atuar com educação a distância.

Reuni digital pode contribuir para alcançar metas do PNE

O programa Reuni Digital também tem como principal objetivo a contribuição para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), principalmente a meta 12, que prevê 33% do percentual de matrículas para a população de 18 a 24 anos (taxa líquida) e em 50% para a população em geral (taxa bruta) até o ano de 2024. 

Além de estipular o percentual de 33%, ainda tem como meta assegurar a qualidade da oferta e expansão em 40% das novas matrículas. O governo federal ainda não deu mais detalhes sobre como será realizado o processo seletivo e nem quando os candidatos poderão realizar a inscrição dos cursos EaD para o ensino superior. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.