MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Varíola dos macacos: primeiro brasileiro com a doença recebe alta; veja o estado dele

Existem mais de 2 mil casos de varíola dos macacos ao redor do mundo. Brasil registra oito casos da doença; veja estado do primeiro paciente no país

Os sintomas da varíola dos macacos já passaram e as feridas cicatrizaram, segundo Anderson.
Os sintomas da varíola dos macacos já passaram e as feridas cicatrizaram, segundo Anderson. - Instagram / @andersonribeiro_sp

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/06/2022, às 17h43

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O primeiro brasileiro diagnosticado com a varíola dos macacos recebeu alta do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (20). Anderson Ribeiro, 41 anos, precisou ficar 14 dias em isolamento no hospital.

Anderson, que é gerente de Produtos e Projetos de Recursos Humanos, começou a apresentar os primeiros sintomas após o retorno de uma viagem à Europa com a mãe, onde passou por Portugal e Espanha. Ele sentiu febre, aparecimento de erupções na pele, dor nas costas, fraqueza muscular e dor muscular e dor de cabeça.

O diagnóstico de varíola dos macacos foi confirmado no dia 9 de junho. Na manhã desta segunda, Anderson publicou uma selfie com a equipe médica do hospital onde ficou internado. Ele também já compartilhou fotos e vídeos da rotina trabalhando em home office.

Os sintomas da varíola dos macacos já passaram e as feridas cicatrizaram, segundo Anderson. Ele destacou a importância de seguir as recomendações sanitárias para evitar a transmissão da doença com o isolamento, mesmo sentindo falta da família e amigos.

+++Fundo Eleitoral: TSE divulgou verbas liberadas para cada partido nas eleições 2022

Brasil registra oito casos de varíola dos macacos

O Brasil registrou até agora oito casos confirmados de varíola dos macacos, quatro deles em São Paulo. Outros dois casos são registrados no Rio de Janeiro e dois no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Saúde, seis casos suspeitos estão sendo investigados.

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida por contato próximo com uma pessoa infectada com lesões na pele. Esse contato pode ser, por exemplo, abraços, beijos, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias próximas e prolongadas.

Uma reunião será realizada na próxima quinta-feira (23) para discutir o aumento do número de infecções em todo o mundo. A OMS está considerando se deve declarar a disseminação de casos de varíola dos macacos uma emergência de saúde global.

Existem mais de 2.100 casos confirmados de varíola dos macacos em 42 países ao redor do mundo.

Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.