MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

MEC oferece curso gratuito para professores de educação infantil; Saiba mais

De acordo com o MEC, cerca de 593 mil professores de educação infantil terão acesso ao curso gratuito, que será dividido em seis módulos

MEC oferece curso gratuito para professores de educação infantil; Saiba mais
Freepik

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/10/2021, às 09h59

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério da Educação (MEC) oferece uma série de cursos gratuitos orientados para professores da rede de educação infantil. Ao todo, serão disponibilizadas 200 horas de conteúdo que podem ser aplicadas em creches e pré-escolas.

Os cursos gratuitos são destinados para 593 mil professores das redes pública e privada que trabalham em creches e pré-escolas. A capacitação está no ambiente virtual de formação do ministério, Avamec. Atualmente, o sistema utilizado pelo MEC conta com 1,1 milhão de usuários e 148 cursos.

A rede de conteúdos e recursos pedagógicos estão organizados em seis módulos: Conhecer-se e Expressar; Conviver; Participar e Explorar; Brincar; Comunidade Escolar; e Famílias: mãos entrelaçadas. Cada módulo é formado por um convite à reflexão, um embasamento teórico e atividades sugeridas aos professores.

Durante a cerimônia de lançamento, realizada na última terça-feira (19), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a função dos cursos é fornecer ferramentas para apoiar os professores no papel da construção dos futuros cidadãos. 

“A primeira etapa da educação básica é a educação infantil. É o momento de cuidar e estimular as crianças de 0 a 6 anos, período em que estão sedentas para explorar o mundo. A missão dos professores é muito importante, podem fazer a diferença na vida das crianças para construir as melhores habilidades e competências socioemocionais”, relata Ribeiro.

O ministro ainda destaca que a formação poderá aperfeiçoar as propostas pedagógicas para extrair o melhor de cada ser humano que está em formação. 

Inscrições nos cursos gratuitos

As inscrições para os cursos já estão abertas. Os módulos serão disponibilizados gradativamente, entre outubro e novembro. Serão ofertados aspectos teóricos e práticos da educação para esse segmento dos alunos, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre cursos profissionalizantes e gratuitos no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.