MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Mesmo com petróleo em queda, preço da gasolina sobe no Brasil. Por quê?

Após cinco meses seguidos de queda no preço da gasolina influenciada pelas medidas do governo em fixar o percentual do ICMS, o combustível volta a subir

Um homem conta notas de dinheiro enquanto abastece o veículo
Um homem conta notas de dinheiro enquanto abastece o veículo - Agência Brasil - Preço da gasolina volta a subir no país
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 28/11/2022, às 11h40

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O preço do barril do petróleo tem caído em novembro, chegando a ser cotado por US$ 90, nível anterior ao observado no mês anterior. A queda tem como principal motor a desaceleração da economia e demandas mais fracas pela commodity. Mesmo com o recuo, o preço da gasolina sobe no Brasil. Continue no post para entender o motivo. 

Após cinco meses seguidos de queda influenciada pelas medidas do governo que fixou o percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis, a gasolina voltou a subir. A informação é do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo 15 (IPCA-15), também conhecido como a prévia da inflação, que foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 24 de novembro. 

De acordo com as informações divulgadas pelo IBGE, a alta média nos preços dos combustíveis foi de 2,04% neste mês. A gasolina, que caiu 5,92% em outubro, agora acumula alta de 1,67%, tendo o maior impacto no Índice Composto do mês 0,08%. 

Enquanto isso, o etanol subiu 6,16% em novembro e o diesel subiu 0,12%, segundo o IBGE. Entre os pesquisados, o único combustível que apresentou queda foi a gasolina para motores, que caiu -0,98%. Apesar dos altos níveis, os preços dos combustíveis caíram 22,49% em 12 meses. A gasolina, por exemplo, caiu mais de 24% no período.

+ Auxílio Brasil, INSS e FGTS: veja benefícios pagos nesta segunda-feira (28)

Entenda o motivo da gasolina continuar em alta no país 

Na semana passada, uma pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), aponta que o preço dos combustíveis voltaram após cinco aumentos semanais seguidos. 

A alta pode ser explicada pelos aumentos recentes do custo do etanol anidro, que faz parte de 27% da composição encontrada na mistura da gasolina vendida nos postos no país. Isso acontece mesmo com a Petrobras não aumentando o preço do combustível nas distribuidoras há mais de 80 dias. 

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.