MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Ministério da Saúde abre as inscrições para o curso gratuito de agente comunitário

O Ministério da Saúde oferece dois cursos técnicos gratuitos: Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE)

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 14/03/2022, às 10h51

Ministério da Saúde abre as inscrições para o curso gratuito de agente comunitário
Ministério da Saúde abre as inscrições para o curso gratuito de agente comunitário - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

Encontram-se abertas as inscrições dos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE) do Programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde. Elas serão recebidas até o dia 18 de abril e são gratuitas.

Para se inscrever basta preencher o formulário no sistema da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado final será divulgado em 23 de maio, também pelo site.

De acordo com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o processo seletivo é destinado para todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias; os trabalhadores ativos do SUS, que exerçam atividade profissional nos municípios que aderiram ao Programa Saúde com Agente e que possuam formação de Nível Médio ou que estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.

Saiba mais sobre o curso de agente comunitário

Ao todo, são ofertadas 200 mil vagas, sendo 138 mil para ACS e 62 mil para ACE. Cada capacitação terá 1.275 horas/aula e será feita em dez meses. As aulas serão ministradas na modalidade Educação a Distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Os cursos também terão atividades presenciais, práticas que serão realizadas no local de trabalho do agente de saúde junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Vale destacar que o Agente de Saúde selecionado no processo seletivo deverá permanecer vinculado ao SUS durante todo o período de realização do curso, devendo informar imediatamente à coordenação a perda ou a alteração desse vínculo. A perda de vínculo do agente implicará no cancelamento de sua matrícula e consequentemente no desligamento do curso.

Veja a lista dos municípios que aderiram ao programa.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.